O que é a osteossíntese - Uso de pinos e placas - Guilherme Ogawa

O que é a osteossíntese – Uso de pinos e placas

31 de março de 2020 by Guilherme Ogawa79
pinosblog_-1200x806.jpg

Você com certeza conhece alguém – ou até você mesmo – que após um acidente ou trauma precisou do uso de pinos ou placas para o tratamento.

Na ortopedia, chamamos a cirurgia que usa esses materiais de osteossíntese. Ela é uma intervenção cirúrgica feita nas extremidades de osso fraturado, com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida. 

Podemos usar:

  • Placas
  • Pinos
  • Hastes
  • Parafusos

É muito comum precisarmos lançar mão dessa técnica cirúrgica em casos de fraturas no punho, para que os ossos permanecem adequadamente alinhados e estabilizados. 

O uso das placas e parafusos é feito também nas fraturas  articulares, que geralmente são mais complexas e demandam maior cuidado.

É importante ressaltar que a escolha do tipo de material utilizado para a osteossíntese depende do padrão da fratura, da qualidade óssea, da idade e do grau de atividade do paciente.

O principal objetivo da cirurgia de osteossíntese é a restituição da mobilidade do membro acometido. Isso não quer dizer que se possa utilizar o membro normalmente, mas que deve- se movimentá-lo para que haja a menor perda possível da mobilidade daquele segmento.

Isso porque a maioria das fraturas poderiam “colar” somente com o uso de aparelhos gessados. Porém o tempo de imobilização as vezes é muito longo o que gera rigidez articular.

A ideia da cirurgia é como se houvesse um aparelho gessado “interno”. O tempo para o osso colar permanece o mesmo, mas existe a possibilidade de movimentar as articulações sem colocar peso sobre as mesmas.

A indicação de placa e parafusos, hastes intramedulares ou outros dispositivos variam de acordo com o tipo de fratura e expertise do médico assistente.

Porém, nem tudo são somente benefícios nas cirurgias para tratar fraturas. Existem alguns riscos que aumentam como: infecções, sangramentos e outras complicações cirúrgicas.

Além disso, uma parcela muito pequena dos pacientes pode apresentar dor ou incômodo relacionado ao material utilizado na cirurgia. Não se trata de rejeição do organismo, geralmente são proeminência das placas ou parafusos que irritam alguma parte que se movimenta como músculos ou tendões. Mas a grande maioria dos pacientes não tem incômodo algum e esse material não precisa ser retirado nunca mais.

Os materiais podem se soltar?

Sim, é possível que isso aconteça,principalmente em pacientes idosos. Não é uma situação comum, geralmente está relacionada a qualidade óssea ruim ou alguma dificuldade durante o ato cirúrgico. Por isso, é fundamental o acompanhamento pós-operatório e seguir as orientações médicas, como tratamento com terapeuta da mão ou fisioterapeuta. 

Ficou com alguma dúvida? É só deixar nos comentários!

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


79 comments

  • Helena Amadeu

    1 de abril de 2020 at 16:22

    Eu quebrei o tornozelo colocou pinos e perdi o movimento d pé. E possível retirar os pinos p meu pé voltar o movimento

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      13 de abril de 2020 at 19:08

      Oi Helena, tudo bem?

      Não é possível avaliar somente com essa descrição. Existem alguns motivos para o pé não mexer, desde rigidez pós imobilização até lesões de nervo que incapacitam a função dos músculos que movimentam o pé. O ideal é conversar com o cirurgião responsável para discutir quais as possibilidades.

      Reply

    • Sergio

      4 de fevereiro de 2021 at 20:14

      Boa noite tenho pino ha 17 anos e parte do local da placa esta com inxasso e dolirido o que devo fazer.?

      Reply

      • Guilherme Ogawa

        8 de fevereiro de 2021 at 06:44

        Olá Sérgio, é importante buscar avaliação médica para entender o motivo do inchaço e dor.

        Reply

    • Andreza

      23 de julho de 2022 at 10:23

      Olá Helena
      Por que você perdeu o motivo do pé? Eu coloquei 8 pinos e 1 placa no tornozelo e sinto muita dor
      Estão querendo tirar mais tô com medo de perder o movimento, eu caminho no momento manca e com muita dor

      Reply

  • Evillin Raulino

    6 de abril de 2020 at 15:25

    Boa tarde doutor , gostaria de saber quando se deve colocar um fixador interno ? Em quais situações .

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      13 de abril de 2020 at 19:11

      Oi Evillin, tudo bem?

      Existem alguns tipos de fixadores externos, se dividem basicamente em dois tipos, os de uso provisório e os de tratamento definitivo.

      Provavelmente você está me perguntando dos provisórios. Os de tratamento definitivo tem suas indicações específicas principalmente em fraturas muito complexas ou alongamento ósseo.

      Os de tratamento provisório são os mais utilizados. São principalmente aplicados justamente como uma ponte de tratamento entre o acidente e o tratamento definitivo. Em casos de acidentes graves ou fraturas expostas por exemplo, na maioria dos casos não temos os materiais necessários para realizar a cirurgia definitiva ou então o paciente apresenta outras lesões que ameaçam a sua vida. Nesses casos se opta por uma cirurgia rápida e que estabilize a fratura para que em um momento oportuno se possa realizar a osteossíntese definitiva.

      Reply

  • Denise Fernandes

    2 de outubro de 2020 at 03:48

    Tenho uma fratura no úmero já passei por 2 processos cirúrgicos,fiz enxerto ósseo e a fratura não consolida,fiquei com acionamento suspenso por conta da pandemia e agora 8 meses depois continua da mesma forma sem ao menos um calo ósseo,fiz o enxerto ósseo há 1 ano e 4 meses.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      12 de abril de 2021 at 07:32

      Olá Denise.

      Muitas variáveis precisam ser levadas em consideração no seu caso, como foi o acidente, se houve infecção, entre outros. Existem formas de tentar estimular o crescimento ósseo ou mesmo substituir o osso como nos casos de microcirurgia com fibula vascularizada.

      Reply

  • Karine

    27 de outubro de 2020 at 10:34

    Meu tio quebrou o fêmur e colocaram três parafusos para a consolidação do osso, porem, os parafusos se deslocaram, o que gerou coxartrose. A médica disse que não será possível fazer uma nova cirurgia, pois o mesmo corre risco de até perder a perna. Ele tem 64 anos. Gostaria de saber se isso é realmente verdade ou se posso levá-lo em outro médico para tentar realizar uma nova cirurgia?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      18 de novembro de 2020 at 14:44

      Geralmente existem soluções para esses quadros. Ainda mais em pacientes relativamente jovens de 64 anos. O mais comum é a substituição por prótese de quadril. Leve seu pai para uma avaliação com ortopedista especialista em quadril. Em Londrina sugiro o Dr Guilherme Rufini

      Reply

      • Lucimara Cristina Rodrigues

        20 de agosto de 2022 at 21:40

        Doutor eu fiz uma cirurgia de tornozelo com fratura bimaleolar á direita por QPA e osteossíntese no dia 04/05 estou sentindo o arco do meu tornozelo apertado como si tivesse um arame apertando e isso tá tirando a minha paz e minha qualidade de vida, oque pode ter acontecido e oque devo fazer,me ajuda por favor estou desesperada ?

        Reply

        • Guilherme Ogawa

          23 de agosto de 2022 at 08:36

          Olá Lucimara. Infelizmente não posso te falar o que pode ter acontecido sem conhecer o seu caso. Você já entrou em contato com o seu cirurgião?

          Reply

  • MARCELO VIEIRA DIAS

    28 de outubro de 2020 at 07:01

    Bom dia doutor, tenho um sonho de abrir uma empresa de vendas de pinos, placas, parafusos etc. Mais não tenho nenhum conhecimento. Qual conselho vc me daria? Obrigado

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      17 de fevereiro de 2021 at 09:27

      Olá Marcelo, tudo bem?
      Infelizmente não tenho conhecimento sobre o mercado também para te ajudar. Mas desejo sucesso!

      Reply

  • Aline Athayde

    17 de novembro de 2020 at 19:19

    boa noite.
    qual a relação da OSTEOSSÍNTESE com a radiografia?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      18 de fevereiro de 2021 at 13:22

      Olá Aline!

      Osteossintese é o ato de “colar” o osso, realizar a síntese óssea. Porém também é um termo utilizado na ortopedia para designar a cirurgia de reparação de uma fratura. A relação com a radiografia é que avaliamos a consolidação por meio de imagens, o mais comum deles a radiografia.

      Reply

      • Diegina

        24 de fevereiro de 2021 at 00:40

        Olá doutor
        Em 2008
        Eu sofre um acidente
        E tive que passar por uma cirurgia
        E colocar
        Pino é uma placa .
        No primeiro ano foi difícil a recuperação , mais depois foi melhorando .
        Mais tem algumas vezes nos decorrer do ano eu tenho umas dores e inchaço as vezes na parte de cima ou na parte de baixo .
        Vou no médico e tiram raios x
        Mais eles me falam que estar tudo bem
        Então me passar uma injeção
        Relaxante muscular .
        A dor passa depois que a injeção faz efeito , mais isso acontece muitas vezes do decorrer do ano .
        Queria saber que essas dores pode ser rejeição ? E se é um caso de retirar a placa e os pinos .

        Reply

        • Guilherme Ogawa

          9 de março de 2021 at 17:02

          Olá, tudo bem?

          Cirurgias após fraturas geralmente mantém alguma dor residual. Porém se for muito frequente ou de forte intensidade precisa avaliar o motivo. Avaliar o posicionamento da placa e dos parafusos seria o passo inicial.

          Reply

  • Lucilea souza

    30 de novembro de 2020 at 06:25

    Dr, gostaria de saber se existe rejeição de placa intramedular de tíbia . Pq eu tenho uma e estou sentindo incomodo, fisgada, dor no calcanhar muito forte e tive uma febre de 38 °c recente . Sendo q a placa do fêmur que não era intramedular eu já tirei por rejeição e tive uma bactéria. Pode ser rejeição da tíbia?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      12 de abril de 2021 at 07:31

      Olá Lucilea, tudo bem?

      Rejeição é algo raro de acontecer com os materiais implantáveis em cirurgias ortopédicas. O mais provável que esteja acontecendo contigo, ainda mais levando em consideração a febre, é que haja infecção do material de síntese. A conduta e tratamento deve ser discutida com seu médico.

      Reply

  • Karine Costa E silva

    5 de dezembro de 2020 at 08:29

    Meu esposo quebrou fêmur dias 14 de fevereiro 20 a cirurgia para colocar pinos e parafusos foi dois meses depois, vai fazer uns 4 meses que ele tá saindo secreção no lado do ferimento onde foi pontiado está tomando benzetacil Porq conta própria será rejeição das placas estamos preocupados mais ainda não tivemos como ir no médico para avaliar.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      5 de janeiro de 2021 at 14:40

      Olá Karine. Espero que seu esposo esteja bem e tenha tido avaliação do médico especialista.

      Reply

  • Ledilson Ribeiro da Silva

    31 de dezembro de 2020 at 00:14

    Bom dia DR! Fiz uma cirurgia no cotovelo devido uma fratura exposta, precisou ser fixado com placa, porém após 9 anos desse procedimento estou sentindo dor na articulação ao dormir. Pode ser alguma rejeição? Obs: eu bati meu braço duas vezes na maceneta da porta no lado anterior da articulação. Dias depois fiquei com esse incomodo articular.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      8 de fevereiro de 2021 at 06:40

      Bom dia Ledilson.

      Nove anos depois é improvável que seja uma rejeição. Talvez um processo inflamatório local associado ao trauma da batida. Se os sintomas se mantiverem, procure a avaliação de um especialista.

      Reply

  • Simone Martins

    1 de janeiro de 2021 at 21:43

    Boa noite doutor. Minha cachorrinha da raça spitz teve fratura completa com desvio do eixo ósseo da tibia.
    Levei em um hospital 24 horas particular que falou que era necessário colocar pino. Então resolvi fazer o tratamento pelo convênio em outri hospital e lá eles sugeriram colocar placa.
    Qual a diferença dos 2 e qual a melhor opção para a minha filhotinha de 6 meses?
    Muito obrigada

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      10 de janeiro de 2021 at 17:22

      Olá Simone.

      Geralmente esses casos de fraturas em cachorros são placa e parafuso, mas não tenho conhecimento na área para me posicionar. Precisa de uma avaliação de médico veterinário.

      Reply

  • Eunice Nascimento

    4 de janeiro de 2021 at 11:11

    Bom dia Dr. Sofri fartura de tornozelo há pouco mais de hum mês ,a fratura foi esposta.Colacaram Fixador externo por 8 dias e depois placa e pinos
    Já tirei os pontos,mas sinto uma dor mta forte no peito do pé e nos dedos
    Uma queimação,ardência e fica difícil até de passar um hidratante pq dói mto,nem consigo dormir,já tomei medicação forte
    Serra que pode me ajudar? O que pode estar causando isso?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      5 de janeiro de 2021 at 14:41

      Olá Eunice, tudo bem? Obrigado pelo comentário.
      O ideal é buscar avaliação de um médico especialista em pé e tornozelo para investigar a causa das dores.

      Reply

  • Dayane

    6 de fevereiro de 2021 at 22:34

    Eu tive fraturas trimaleolar no tornozelo há menos de 2 anos. 2 fraturas na fibula e 1 na tíbia. Foram colocados 12 parafusos e 2 placas. O médico tinha me falado sobre artrose mas nunca falou sobre início de osteoporose e esporão calcaneo. Não quero tirar mas tô com dores alguns períodos no mês e o médico disse que tá tudo ok. Sinto medo de desmontar por causa desse início de osteoporose. O q acha?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      18 de fevereiro de 2021 at 13:23

      Olá Dayane.

      Precisaria de uma avaliação mais global. Essa osteoporose foi diagnosticada onde? Na região fraturada? Se sim, pode ser por conta das placas usadas na cirurgia, como elas suportam parte da carga do osso, o corpo entende que não precisa fortalecer tanto aquela região e decide “economizar” diminuindo a resistência do osso naquele lugar. Pouco provável desmontar a cirurgia se retirar o material de síntese.

      Reply

  • Rosimeiry

    8 de fevereiro de 2021 at 08:15

    Olá, meu pai quebrou o fêmur 7 meses atrás nao colou quase nada ainda ,ele tem 73 anos e colocou placa .. médico disse q vai ter q tomar outra providência mas n disse qual ,o Sr sabe oque faz quando acontece isso ?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      23 de fevereiro de 2021 at 08:04

      Bom dia Rosimeiry, tudo bem?

      O tratamento depende da condição do osso do paciente e da tecnologia e materiais disponíveis para o médico tratar seu pai.
      Uso de outra placa ou hastes são possibilidades para esse caso.

      Reply

  • Kenia silva

    16 de fevereiro de 2021 at 22:48

    Tive uma fratura no pé do navicular e da Cunha intermédia e lateral, coloquei placas e pinos, faz 6 dias ainda dói tenho bons movimentos nos dedos, esse procedimento qual o tempo de recuperação obrigado desde já.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      17 de fevereiro de 2021 at 09:23

      Olá Kenia.

      O ideal é que você informe o médico que realizou o procedimento se após alguns dias a dor não cessar.

      Reply

  • Adriana Elias

    28 de fevereiro de 2021 at 17:40

    Fiz cirurgia,coloquei placas e pinos,no radio,bem no punho….meus dedos nao dobram,e tenho medo de mexer o pulso,operei faz 2 semanas.tenho muito medo de forçar e dar problema.o que posso fazer? Obrigada

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      15 de março de 2021 at 10:17

      Olá Adriana.

      Depende muito de como foi a sua cirurgia. Idealmente o paciente deve movimentar os dedos o quanto antes para evitar o enrijecimento. Porém, a conduta pós operatória deve ser discutida com seu médico.

      Reply

  • Rosana Lemos de Brito

    2 de março de 2021 at 13:38

    Boa tarde doutor, meu pai fez uma cirurgia de osteossíntese devido uma fratura no fêmur, agora ele precisa fazer uma RM de crânio e se tiver metal não pode fazer o exame, o senhor saberia me informar se o material usado na osteossíntese é de metal? Obrigada!

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      9 de março de 2021 at 17:01

      Olá Rosana, tudo bem?

      Provavelmente sim, o material é de metal. Porém, existem equipamentos de ressonância que podem ser realizados exames em pacientes que possuem esse tipo de cirurgia prévia. É importante passar as informações corretas para o médico radiologista.

      Reply

  • Aya

    3 de março de 2021 at 21:23

    Tive uma fratura no tornozelo e recomendaram cirurgia para colocação de placa pino não sei ao certo morro de medo de cirurgia mas me disseram que se eu não fizer corro o risco de ficar com deformação dor etc mais tarde gostaria de saber se realmente devo operar agradeço desde já

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      5 de março de 2021 at 14:31

      Olá Aya, tudo bem? Não é possível dar uma opinião sobre a indicação cirúrgica sem avaliação.

      O ideal é seguir as recomendações do médico especialista em pé.

      Reply

  • Junior

    10 de março de 2021 at 06:55

    Bom dia doutor
    Fiz uma cirurgia de fratura na tíbia e fíbula, quando eu passo a mao do lado esquerdo pouco para cima do calcanhar eu sinto 3 bolinhas ou caroços, n sei dizer, bem duros. São os parafusos? É comum poder sentir os parafusos ao toque?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      15 de março de 2021 at 10:17

      Olá Junior.

      Provavelmente são os parafusos. Como o tecido dessa região é bastante fino, praticamente só a pele, é possível sentir o material de síntese (placa e parafusos). Sem problemas.

      Reply

  • Edneuza Moraes

    20 de março de 2021 at 19:44

    Boa Noite dr. Fiz uma cirurgia há 12 dias, tive uma fratura de platô tibial com cominuicação articular coloquei 6 placas.
    Sinto minha perna e pé com dormecia, em volto dos pontos principalmente, é normal? Sinto dores nos nervos na panturrilha.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      12 de abril de 2021 at 07:34

      Olá Edneuza, tudo bem? Espero que esteja se recuperando bem.

      Esses sintomas pós-cirúrgicos precisam ser comunicados ao seu médico, pois não é possível te dizer o que é normal apenas pelo relato em comentários, ok?

      Reply

  • Aya

    24 de março de 2021 at 00:54

    Boa noite!Acabei engessando e ainda completarei segunda feira 4semanas e meu médico já falou q posso tirar o gesso e começar a caminhar devagar.Gostaria de saber se não é muito cedo pra tirar o gesso e se é possível ter colado o osso tão rápido? Agradeço desde já sua resposta

    Reply

  • Paulo Cesar Brisola

    1 de maio de 2021 at 13:54

    Olá Doutor tudo bem?

    Faz 3 meses que sofri duas fraturas no osso do úmero do meu braço esquerdo. Precisei fazer cirurgia para inserir a placa ponte para alinhamento do mesmo. Gostaria de saber qual o tempo mínimo de ficar com a placa para a consolidação do mesmo, pois eu sinto incômodo nos movimentos que realizo com o braço. Já fiz todas as sessões de fisioterapia e recuperei boa parte do movimento do braço, agora estou de recuperação e continuando com os exercicios. tenho 30 anos. Obrigado.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      10 de maio de 2021 at 09:54

      Olá Paulo.

      O tempo de consolidação, ou seja o tempo para o úmero “colar” é de cerca de 8 a 12 semanas. Após 3 meses esse osso deve estar colado. Dores são comuns após acidentes e intervenções cirúrgicas. Discuta com seu médico quais os passos da sua reabilitação, ok?

      Reply

  • Franciely

    3 de junho de 2021 at 14:35

    Boa Tarde, minha filha sofreu duas fraturas no punho, tem 2 semanas, segundo relato do médico ela fraturou bem, ele ainda não deu o período q ela ficará com gesso e está avaliando por meio de RX toda semana, será q existe a possibilidade de ela ter q passar por um procedimento cirúrgico? Ela já teve 2 fraturas no mesmo braço, uma no cotovelo e uma no antebraço que não foi preciso essa conduta dos rx semanais, então estou um pouco preocupada. Ela só tem 9 anos .

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      15 de junho de 2021 at 16:54

      Olá, tudo bem?

      Não é possível opinar sem uma avaliação completa do caso. Se o médico está acompanhando semanalmente é porque existe o risco de que a fratura não mantenha o alinhamento desejado. Quanto as possibilidades terapêuticas, essas devem ser discutidas com seu médico, ok?

      Reply

  • Neto santos

    27 de junho de 2021 at 10:21

    Fiz uma cirurgia de aplicação de placa e parafuso no antebraço especificamente no rádio e a fratura difasial a 1 mês e 2 dias. Estou usando o braço normalmente sem pegar peso e estou na fisioterapia também ; minha pergunta é, é normal sentir dor na madrugada e quando acorda? E em alguns movimentos?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      14 de julho de 2021 at 14:04

      Olá Neto, tudo bem?

      A cirurgia é bastante recente, é normal sentir algumas dores a não ser que esteja avermelhado o seu braço ou tenha apresentado febre e outras complicações

      Reply

  • Frederico Magella

    11 de julho de 2021 at 18:35

    Fiz uma cirugia do dedo polegar direito ha 20 dias. Foram colocados 3 pinos. Não sinto dores , mas está um pouco inchado. É normal o inchaço? Em quanto tempo se pode tirar os pinos?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      19 de julho de 2021 at 10:04

      Olá Frederico.

      Dedos das mãos são estruturas bastante sensíveis e propensas ao inchaço. É normal após acidentes, contusões ou cirurgias que este inchaço permaneça por até 6 meses ou mais. Porém se estiver vermelho ou com muita dor pode ser sinal de infecção e o médico responsável deve ser procurado.
      O tempo de permanência dos fios de Kirschnner, varia de acordo combo tipo de fratura. Geralmente nos dedos em torno de 3 a 4 semanas.

      Reply

  • Cyntya

    11 de julho de 2021 at 21:55

    Eu quebrei o pé e coloquei placa pinos e parafusos e dói muito no frio. Há algo que possa ser feito para amenizar a dor?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      19 de julho de 2021 at 10:03

      Olá. Excluindo terapia medicamentosas, manter o corpo mais aquecido possível pode ajudar.

      Reply

  • Anderson Mariano

    29 de julho de 2021 at 02:05

    Olá Dr bom dia.
    Eu tive uma fratura do maléolo lateral esquerdo devido a um queda e torção. Inicialmente o ortopedista que fez aténdimento disse queria caso cirurgia mas me deu opção do tratamento conversador.(gesso bota). Já estou com 25 dias com gesso e sinto meu pé um pouco folgado as vezes inchado dentro do gesso e normal? Sinto também dor, queimação coceira
    E ele recomendou 40 dias de repouso. Desde já agradeço pela atenção!

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      10 de agosto de 2021 at 18:04

      Olá Anderson, tudo bem?

      Neste caso o ideal é seguir as orientações do médico que está te acompanhando, que acredito ser especialista em pé.

      Reply

  • MARIA SILVANIA DO NASCIMENTO LINS

    1 de setembro de 2021 at 21:46

    Dr minha mãe fraturou o punho fez a cirurgia e colocou dois pinos, esta com apenas um mês e um dos pinos esta saindo pra fora é normal sai sozinho?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      13 de outubro de 2021 at 10:19

      Olá Maria. É preciso avisar o médico que realizou a cirurgia para que ele possa avaliá-la.

      Reply

  • Almir Roberto Lima da Silva

    15 de setembro de 2021 at 20:26

    Boa noite.Há um ano sofri um acidente de trabalho, onde tive fratura rádio distal.Foi feito o processo de osteosintese, foi tranquila a consolidação conforme meu médico, porém depois de mais de 80 sessões de fisioterapia( manipulação) ainda tenho limites de flexão extensão, recuperei parte da força da mão e certa rigidez nos dedos.Algo anormal?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      9 de novembro de 2021 at 14:59

      Olá Almir.

      O resultado final das funções do punho variam muito de acordo com o tipo de fratura e também da resposta do seu organismo ao procedimento. Recuperar completamente a função as vezes não é um objetivo atingível

      Reply

  • Rafaela Fernandes

    11 de outubro de 2021 at 13:14

    Boa tarde , eu fiz uma cirurgia no fêmur e na fíbula á exatamente 3 meses .. e quando eu ando minha perna e pé ficam uma cor de vermelho escuro isso é normal ? E o pé incha um pouco

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      26 de outubro de 2021 at 16:04

      Olá Rafaela, tudo bem? Busque uma consulta com seu médico cirurgião para que ele possa te avaliar.

      Reply

  • Flávia Ávila

    11 de outubro de 2021 at 20:29

    Boa noite, doutor!!!!
    Minha mãe tem 70 anos e há 6 anos atrás quebrou o fêmur e te e q colocar pino na perna.
    Hoje ela está sentindo muitas dores nessa perna e formigamento .
    O médico disse que ela precisa retirar o pino.
    Mas ela está muito insegura.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      26 de outubro de 2021 at 16:03

      Olá Flávia, tudo bem?

      É normal se sentir insegura, mas sem avaliação não consigo dizer qual seria minha opinião sobre o caso.

      Reply

  • Marco André Pinto da Maia

    13 de outubro de 2021 at 23:25

    Doutor quebrei meu punho (rádio distal) e já faz mais de 30 dias, estou com o braço torto e dolorido, preciso de cirurgia para colocação de pinos e parafusos. Corro algum risco de não conseguir ajeitar meu braço ou de não dar mais de fazer a cirurgia devido a demora?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      9 de novembro de 2021 at 14:57

      Olá.

      Quanto mais demora a cirurgia, maior é a dificuldade do procedimento pois mesmo de forma inadequada o corpo cola o osso. Caso passe muito tempo é necessário quebrar novamente o osso ou mesmo corta-lo (osteotomia) para realinhar.

      Reply

  • Margarete Esteves santos

    19 de outubro de 2021 at 14:16

    Boa Tarde

    Reply

  • Vinicius leandro dos santos batista

    25 de outubro de 2021 at 06:57

    Bom dia doutor.. Fiz uma cirurgia no antebraço e botei pinos e placas nos dois ossos há quase 3 anos. Porém agora estou com um inchaço no músculo tipo uma bolinha quando faço esforço, o braço não doi, só que essa bolinha incha e incomoda muito… Oque pode ser?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      9 de novembro de 2021 at 14:59

      Olá Vinicius.

      Pode ser um acúmulo de líquido por reação inflamatória do atrito com as placas. O ideal seria realizar ao menos uma ultrassonografia pra avaliar e se necessário retirar as placas.

      Reply

  • Marcos Diego

    28 de dezembro de 2021 at 17:52

    Olá doutor, quebrei meu punho (rádio) e segundo o médico foi bem grave. Foi feito uma cirurgia que segundo o mesmo foi um sucesso e disseram que a recuperação foi espetacular. A mobilidade está excelente após as seções de fisioterapia, contudo, após três meses da cirurgia ainda sinto muitas dores ao apoiar a mão. Essas dores irão passar algum dia ou nunca mais poderei forçar meu braço? O médico que faz acompanhamento diz que isso é perfeitamente normal mas é algo que me preocupa muito pois sou fisiculturista.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      15 de fevereiro de 2022 at 16:23

      Oi Marcos, tudo bem?

      Provavelmente as dores vão melhorar. Porém não é possível precisar sem uma avaliação mais completa.

      Reply

  • Carlos Eduardo Padilha

    2 de fevereiro de 2022 at 11:26

    Bom dia!
    Dr.
    Queria tirar uma dúvida fiz uma cirurgia de punho a 5 anos porém agora começou aparecer uma espécie de pequena bola onde foi feito a cirurgia que será que é foi colado placas no punho e parafuso oque dr me sugere a fazer.
    Att
    Carlos Padilha

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      15 de fevereiro de 2022 at 16:27

      Olá Carlos.

      É preciso ter mais informações para direcionar as possibilidades diagnósticas. O ideal é passar por uma avaliação com um especialista em cirurgia da mão.

      Reply

  • Margarete Paiva de Melo Barreto.

    14 de junho de 2022 at 17:13

    Boa tarde. Meu pai fraturou o fêmur e está cirurgiado a um mês. Coma cirurgia está tudo bem. ele sente umas dores na articulação do joelho e na parte onde foi feita a cirurgia até o joelho percebo um vergão meio duro. O que pode ser? E com quanto tempo ele poderá colocar o pé no chão?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      4 de julho de 2022 at 14:20

      Olá, Margarete.

      O ideal é que ele busque consulta com o cirurgião que o operou para avaliar a recuperação.

      Reply

  • André Araujo

    21 de junho de 2022 at 23:36

    Olá doutor, fiz uma cirurgia na Tibia, atrás da patela, bem próximo da articulação do joelho direito. Coloquei pino.

    Minha dúvida é:

    Quanto tempo leva a recuperação?
    Sou considerado PCD agora?
    Corro o risco de não conseguir movimentar meu joelho mesmo após a fisioterapia?
    Quais cuidados devo ter?

    Operei em 30/05/2022

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      4 de julho de 2022 at 14:19

      Olá André.

      O ideal é que você busque um especialista em joelho. O tempo de recuperação deve ser avaliado junto com seu cirurgião, assim como os cuidados, ok?

      Boa recuperação!

      Reply

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?