O que são retalhos de pele? - Guilherme Ogawa

O que são retalhos de pele?

8 de agosto de 2019 by Guilherme Ogawa2
retalhos_blog-1200x806.jpg

Você já ouviu falar em retalhos de pele? Na cirurgia da mão e cirurgia plástica, essa é uma técnica que usamos em diversas situações e, como gera bastante dúvidas, hoje venho explicar mais sobre o tema.

Quando realizamos alguns procedimentos, como por exemplo uma reconstrução após a retirada de um tumor, às vezes não é possível fechar o corte com a pele do próprio local. Com o retalho, conseguimos transferir tecido saudável de outra parte do corpo para essa região lesada, que é a área receptora. 

É importante lembrar que pode haver confusão entre enxerto e retalho de pele. O procedimento escolhido vai de acordo com cada caso.

Retalhos possuem vascularização própria. O retalho é retirado de uma parte próxima ao local que será transferido. Por isso, ele tem um pedículo (ou seja, ele possui um conector de uma área para a outra), e continua sendo “abastecido” de sangue por sua área original.

Existem ainda os retalhos livres, que são retirados de locais distantes da ferida e transferidos para a área receptora. Nesses casos é necessário utilizar técnicas de microcirurgia para reconectar a artéria e veia que nutrem esse retalho livre em vasos próximos da lesão. 

Tentamos retirar o retalho de locais que se assemelham o máximo possível com as características da área receptora como cor, textura e altura daquela pele que foi perdida, seja pela retirada de um tumor, ou por um acidente, por exemplo.

A escolha do tipo de tratamento da lesão deve ser definido caso a caso de acordo com as expectativas do paciente, condições locais da área receptora e doadora e habilidade do cirurgião. 

Exemplo de uso de retalho de pele para reconstrução de mama:

Veja alguns exemplos em que temos vantagens cirúrgicas para o paciente com o uso de retalhos:

  • Reconstrução de mamas pós retirada total
  • Reconstrução de lesões na face
  • Tratamento de queimaduras 
  • Acidentes graves com lesão extensa da pele, tecido subcutâneo e músculos 

Por meio da microcirurgia, conseguimos realizar esse trabalho com excelência, garantindo ao paciente o melhor resultado. A grande vantagem do retalho em comparação o enxerto de pele é que as características da pele doadora é muito próxima da que estava no local receptor, além de apresentar melhor aspecto estético e menor retração (encolhimento) local.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Para consultas, ligue (43) 3361-3807.

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


2 comments

  • Geovanni h vieira

    25 de dezembro de 2020 at 22:31

    Boa noite

    A 30 anos fiz um enxerto de retalho se Pele que tirei das costas e coloquei no pé, pois sofri um acidente com 2 anos de idade. Hoje tenho 47 anos e com mais de 20 cirurgia no Curriculum.
    Gostaria de saber se hoje depois de mais de 30 anos poderia mexer no enxerto pois o mesmo está “engordando” e me traz muitas dores e machucados pois o calçado está ficando apertado.

    Agradeço desde já pela atenção
    Att
    Geovanni H. Vieira

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      8 de janeiro de 2021 at 13:42

      Olá Geovanni.

      Sim. Existem algumas cirurgias para refinar o retalho que podem melhorar suas queixas. O ideal é que você passe por avaliação de um cirurgião da mão ou um cirurgião plástico especializado em reconstrução, ok?

      Reply

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?