Dedos tortos nem sempre significam uma doença! - Guilherme Ogawa

Dedos tortos nem sempre significam uma doença!

18 de julho de 2023 by Guilherme Ogawa0
DrGuilherme-9-1200x1199.jpg

Se você tem dúvidas sobre dedos tortos, hoje vou falar mais sobre esse assunto.

? O dedo torto pode ser causado por doenças, mas a realidade é que essa condição não é, necessariamente, sinal de problema.

Pode ser causada por outras questões, como uma alteração óssea, frouxidão ligamentar ou pela própria mecânica do movimento.

As alterações ósseas podem ser resultado de fraturas em que o osso quebrado não foi corretamente realinhado durante o processo de cura, por exemplo.

Já a frouxidão ligamentar é uma condição em que os ligamentos são excessivamente flexíveis ou elásticos. Isso gera uma menor estabilidade das articulações, podendo desalinhar ou desviar os ossos dos dedos, ao permitir que os tecidos fibrosos que conectam os ossos de uma articulação (os ligamentos), se estiquem mais facilmente.

▫️ E os dedos tortos ainda podem ser causados pela mecânica do movimento, especialmente quando há desequilíbrios musculares, tensões excessivas ou padrões de movimentos alterados, como por exemplo:

– Sobrecarga repetitiva: movimentos repetitivos e excessivos, como digitar ou realizar atividades manuais intensas por longos períodos;
– Movimentos inadequados: como má postura ou técnicas inadequadas ao realizar determinadas atividades.
– Condições de trabalho específicas exigidas por algumas profissões ou atividades ocupacionais: músicos que tocam instrumentos de cordas ou trabalhadores que utilizam ferramentas vibratórias, por exemplo.

Mas, o que fazer? Muitos pacientes relatam que os dedos tortos não causam dor ou perda funcional. Nesses casos, costumamos dizer na cirurgia da mão, que a função vem antes da estética, apesar de ambas serem importantes.

Assim, na maioria dos casos, se não há dor, dizemos que não vale a pena o risco de passar a senti-la, o que pode passar a acontecer após o realinhamento dos dedos.

Por essa razão, é muito importante procurar um cirurgião da mão para avaliar sua condição e recomendar o tratamento adequado para o seu caso.

Ficou com alguma dúvida? Me conte nos comentários.

Dr. Guilherme Ogawa⠀⠀⠀⠀
Cirurgião da Mão
CRM/PR 29.657
RQE 24.943

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?