Como evitar dores no corpo em viagens - Guilherme Ogawa

Como evitar dores no corpo em viagens

26 de junho de 2019 by Guilherme Ogawa0
doresviagens-1200x805.jpg

Quem já fez longas viagens, seja de carro, ônibus ou avião, sabe que em certo momento o corpo pode começar a doer e a viagem parece ficar ainda mais longa. Como as férias de julho estão chegando e muitas famílias aproveitam para viajar, trouxe algumas dicas de como evitar esse desconforto que pode acabar atrapalhando o que é para ser um momento de relaxamento. 

  • Uma das coisas que pode incomodar passageiros é a dormência, principalmente nas pernas. Para isso, o indicado é, caso a viagem seja de ônibus ou avião, levante-se pelo menos uma vez a cada hora, ande pelo corredor e, se precisar, até “chacoalhe” ou faça contrações dos músculos das pernas e braços, para ajudar normalizar a circulação sanguínea. 
  • Dores no pescoço também são bem comuns, principalmente em viagens de avião, nas quais o espaço para reclinar o banco e apoiar a cabeça  tende a ser bem limitado. 

Uma dica é comprar os apoios de pescoço, que são vendidos até mesmo em aeroportos. Eles ajudam a deixar o pescoço mais reto e também dão conforto. 

  • Não tenha vergonha de se alongar. É super comum em vôos vermos pessoas levantando para alongarem a coluna, pernas e braços. Se você  tende a sentir dores no dia a dia, não se esqueça que um alongamento de poucos minutos pode ajudar a aguentar horas de viagem.

Se estiver viajando de carro, aproveite paradas para colocar o corpo “no lugar”. 

  • Cuide da sua postura! É difícil prestar atenção nisso o tempo todo, mas ao ficarmos tortos ou pesando todo o corpo apenas para um lado de apoio, a tendência é que as dores persistam até nos primeiros dias da viagem, o que ninguém deseja. 

Opte por viajar com roupas confortáveis e também, se possível, levar acessórios como almofadas e pequenos travesseiros que ajudam na postura. E quem estiver como motorista também deve se preocupar com a forma como está sentado e ajustar a postura. 

Para ajudar, trouxe algumas dicas práticas que registrei na viagem que fiz recentemente, junto com minha esposa, para participar de dois congressos internacionais.

 

Soro fisiológico, ajuda quem usa lentes de contato e não encontra o produto para as lentes em versões pequenas e que podem ser levadas em bagagem de mão.

 

Uso de meias compressivas para ajudar na circulação.

 

Uso do colar Philadelphia, que imobiliza o pescoço e região cervical, evitando dores.

 

Se as dores forem muito intensas e persistirem por muitos dias, pode ser sinal de que algo não vai bem com sua musculatura ou ossos. No retorno da viagem, é interessante passar por avaliação médica.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Para agendamento de consultas, é só ligar para (43) 3361-3807.

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?