Quem já fez longas viagens, seja de carro, ônibus ou avião, sabe que em certo momento o corpo pode começar a doer e a viagem parece ficar ainda mais longa. Como as férias de julho estão chegando e muitas famílias aproveitam para viajar, trouxe algumas dicas de como evitar esse desconforto que pode acabar atrapalhando o que é para ser um momento de relaxamento.
- Uma das coisas que pode incomodar passageiros é a dormência, principalmente nas pernas. Para isso, o indicado é, caso a viagem seja de ônibus ou avião, levante-se pelo menos uma vez a cada hora, ande pelo corredor e, se precisar, até “chacoalhe” ou faça contrações dos músculos das pernas e braços, para ajudar normalizar a circulação sanguínea.
- Dores no pescoço também são bem comuns, principalmente em viagens de avião, nas quais o espaço para reclinar o banco e apoiar a cabeça tende a ser bem limitado.
Uma dica é comprar os apoios de pescoço, que são vendidos até mesmo em aeroportos. Eles ajudam a deixar o pescoço mais reto e também dão conforto.
- Não tenha vergonha de se alongar. É super comum em vôos vermos pessoas levantando para alongarem a coluna, pernas e braços. Se você tende a sentir dores no dia a dia, não se esqueça que um alongamento de poucos minutos pode ajudar a aguentar horas de viagem.
Se estiver viajando de carro, aproveite paradas para colocar o corpo “no lugar”.
- Cuide da sua postura! É difícil prestar atenção nisso o tempo todo, mas ao ficarmos tortos ou pesando todo o corpo apenas para um lado de apoio, a tendência é que as dores persistam até nos primeiros dias da viagem, o que ninguém deseja.
Opte por viajar com roupas confortáveis e também, se possível, levar acessórios como almofadas e pequenos travesseiros que ajudam na postura. E quem estiver como motorista também deve se preocupar com a forma como está sentado e ajustar a postura.
Para ajudar, trouxe algumas dicas práticas que registrei na viagem que fiz recentemente, junto com minha esposa, para participar de dois congressos internacionais.




Se as dores forem muito intensas e persistirem por muitos dias, pode ser sinal de que algo não vai bem com sua musculatura ou ossos. No retorno da viagem, é interessante passar por avaliação médica.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Para agendamento de consultas, é só ligar para (43) 3361-3807.