Fratura de falanges (dedos das mãos): Entenda mais sobre o tratamento. - Guilherme Ogawa

Fratura de falanges (dedos das mãos): Entenda mais sobre o tratamento.

29 de junho de 2023 by Guilherme Ogawa0
fraturafalange-1200x1200.jpg

O dedo da mão, além de tendões, articulações, ligamentos e músculos, é composto por  pequenos ossos que são chamados de falanges. Cada um possui três falanges, com exceção do polegar, que é composto por apenas duas. 

As falanges são ossos que, apesar de pequenos, por suas características estruturais são classificados como ossos longos. Elas são divididas em proximais, médias e distais – a falange distal é a da  ponta do dedo, e a falange proximal a mais perto da mão. Elas são importantes para a função e destreza das mãos, permitindo que realizemos diversos movimentos.

Geralmente, as fraturas de falange acontecem por acidentes causados por esportes com bola, em decorrência de prender o dedo em uma porta, janela, ou quedas em que se apoia o peso do corpo na mão. 

Nesses casos, a melhor conduta deve ser sempre avaliada por um cirurgião da mão, que determinará, levando em conta a extensão, o local da lesão e da fratura, o melhor tratamento, que poderá ser o reposicionamento do osso de forma manual, a imobilização com tala ou gesso, ou a cirurgia para reconstrução óssea. 

A reconstrução óssea é mais indicada nos casos em que o osso foi fragmentado em muitos pedaços. 

Nela, realizamos uma incisão na pele, para acessar o osso que foi fraturado. Com acesso ao local, os fragmentos são realinhados para que cicatrizem na posição correta e fixados, com placas, fios, parafusos ou pinos, para manter a estabilidade e permitir a regeneração óssea. 

O tempo de recuperação pode variar  conforme a gravidade da fratura e a resposta do organismo de cada paciente, mas geralmente o osso leva 4 semanas para “colar” e mais 4 semanas para ter uma resistência para suportar pesos. Sendo assim, é necessário seguir corretamente as orientações e cuidados prescritos pelo cirurgião. E após a cirurgia, a fisioterapia será bastante importante.

Ficou com alguma dúvida? Me conte nos comentários. 

Dr. Guilherme Ogawa⠀⠀⠀⠀
Cirurgião da Mão
CRM/PR 29.657
RQE 24.943

Agendamentos
? (43) 3361-3807
(43) 98825-7622

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?