Artrite reumatoide nas mãos: quais são os tratamentos? - Guilherme Ogawa

Artrite reumatoide nas mãos: quais são os tratamentos?

15 de dezembro de 2020 by Guilherme Ogawa5
artrite1-1200x1198.jpg

Não é incomum aqui nas redes me perguntarem sobre artrite e sua relação com as mãos: quais os sintomas e consequências? Por isso, hoje irei falar mais sobre esse assunto.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, que se dá por inflamações crônicas, relativamente comum e de causa genética. Também observamos mais pacientes mulheres receberem o diagnóstico.

A doença surge quando o organismo da paciente acaba reconhecendo o próprio corpo como um invasor e o ataca (esse é  o mecanismo das doenças autoimunes). Na artrite, a doença ataca o tecido periarticular (sinóvia), causando uma inflamação chamada sinovite, que atinge as articulações. 

Os principais sintomas relatados pelas pacientes são:

  • Dores fortes em articulações como joelho, mão, quadril e cotovelos
  • Inchaço
  • Rigidez matinal

Nas mãos, observamos bastante deformação nos dedos conforme a doença vai evoluindo. Nossas mãos são membros com muitas  articulações, por isso são um dos principais locais em que a artrite se desenvolve.

Muitas pessoas ficam em dúvida se quem faz o diagnóstico e tratamento da artrite é o ortopedista. Mas na verdade, quem cuida dessa doença principalmente nos casos iniciais é o médico reumatologista. Porém, em diversos casos em que as mãos do paciente já estão bastante comprometidas pelas deformações, existe o encaminhamento para o cirurgião da mão.

Temos algumas opções de cirurgia para o paciente com artrite reumatoide.

A primeira, é realizarmos a limpeza do tecido inflamatório, que causa a sinovite. Chamamos este procedimento de sinovectomia. 

Já em casos em que a doença está mais avançada, o tratamento cirúrgico tem o principal objetivo de melhorar a dor e, secundariamente, corrigir a deformidade. Lançamos mão de técnicas cirúrgicas nos casos de:

 

  • Substituição articular, ou seja, implantar prótese na articulação mais afetada 
  • Estabilização articular, procedimento chamado de artrodese
  • Realinhamento dos dedos e punho.

Os casos em que a cirurgia é realizada com o objetivo de devolver a mobilidade para o paciente são chamados de artroplastia e em caso das artrodese, o objetivo é aliviar a dor do paciente, porém às custas de perda de movimento já que aquela articulação não terá mais movimento. É por isso que o tratamento precisa ser muito bem avaliado em conjunto com o paciente, suas queixas e suas expectativas.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, me conte nos comentários!

Dr. Guilherme Ogawa⠀
Cirurgião da Mão (RQE 24943)⠀

(43) 3361-3807⠀
(43) 99161-3807

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


5 comments

  • Ângela Maria De Oliveira Barros

    21 de fevereiro de 2021 at 20:55

    Boa noite Dr.
    Gostaria de saber .
    Tenho a Artrite Reumatoide ,mas de uns messes pra cá ,ando sentindo formigamento ,em uma das mais, pode ser da doença?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      3 de fevereiro de 2022 at 11:31

      Olá Ângela, o ideal é passar por avaliação com reumatologista e caso necessário, encaminhará para um especialista em mão.

      Reply

  • Gisele Filomena dos Santos

    27 de junho de 2021 at 23:03

    Olá,comecei a ter dores na juntas das mãos e cotovelos,dores fortes e muita dificuldade de movimentar ao acordar,as dores pioram em dias mais frios e também quando realizo serviços com movimentos repetitivos e com ferramentas pesadas durante o dia como auxiliar de marcenaria,ao pesquisar acabei chegando na sua reportagem e queria mais informações sobre como ter o diagnóstico com certeza, faço tratamento com médico da dor a 4 anos devido ao acidente de moto q tive e acabei ficando c uma dor crônica no ombro devido ao a descoberta do rompimento do ligamento total do ombro e ter afetado o plexo ter sido descoberto muito tarde e não ter mais como fazer cirurgia, será que meu médico poderia fazer esse diagnóstico e m indicar o tratamento e acompanhamento dessas dores horríveis??

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      14 de julho de 2021 at 14:03

      Olá Gisele, tudo bem?

      O acompanhamento com médico especialista em dor é bastante adequado no seu caso. Não entendi se as dores são no mesmo braço que você acidentou ou no dois braços. Caso seja nos dois, vale a pena pesquisar o diagnóstico de artrites inflamatórias com um reumatologista.

      Reply

  • Evelise

    13 de junho de 2022 at 14:30

    Tenho muitas dores nas mãos cotovelo e joelhos no frio fica insuportável tenho mal de Adson também autoimune e hipotireoidismo com o frio piora muito

    Reply

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?