Não é incomum aqui nas redes me perguntarem sobre artrite e sua relação com as mãos: quais os sintomas e consequências? Por isso, hoje irei falar mais sobre esse assunto.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, que se dá por inflamações crônicas, relativamente comum e de causa genética. Também observamos mais pacientes mulheres receberem o diagnóstico.
A doença surge quando o organismo da paciente acaba reconhecendo o próprio corpo como um invasor e o ataca (esse é o mecanismo das doenças autoimunes). Na artrite, a doença ataca o tecido periarticular (sinóvia), causando uma inflamação chamada sinovite, que atinge as articulações.
Os principais sintomas relatados pelas pacientes são:
- Dores fortes em articulações como joelho, mão, quadril e cotovelos
- Inchaço
- Rigidez matinal
Nas mãos, observamos bastante deformação nos dedos conforme a doença vai evoluindo. Nossas mãos são membros com muitas articulações, por isso são um dos principais locais em que a artrite se desenvolve.
Muitas pessoas ficam em dúvida se quem faz o diagnóstico e tratamento da artrite é o ortopedista. Mas na verdade, quem cuida dessa doença principalmente nos casos iniciais é o médico reumatologista. Porém, em diversos casos em que as mãos do paciente já estão bastante comprometidas pelas deformações, existe o encaminhamento para o cirurgião da mão.
Temos algumas opções de cirurgia para o paciente com artrite reumatoide.
A primeira, é realizarmos a limpeza do tecido inflamatório, que causa a sinovite. Chamamos este procedimento de sinovectomia.
Já em casos em que a doença está mais avançada, o tratamento cirúrgico tem o principal objetivo de melhorar a dor e, secundariamente, corrigir a deformidade. Lançamos mão de técnicas cirúrgicas nos casos de:
- Substituição articular, ou seja, implantar prótese na articulação mais afetada
- Estabilização articular, procedimento chamado de artrodese
- Realinhamento dos dedos e punho.
Os casos em que a cirurgia é realizada com o objetivo de devolver a mobilidade para o paciente são chamados de artroplastia e em caso das artrodese, o objetivo é aliviar a dor do paciente, porém às custas de perda de movimento já que aquela articulação não terá mais movimento. É por isso que o tratamento precisa ser muito bem avaliado em conjunto com o paciente, suas queixas e suas expectativas.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, me conte nos comentários!
Dr. Guilherme Ogawa⠀
Cirurgião da Mão (RQE 24943)⠀
⠀
(43) 3361-3807⠀
(43) 99161-3807
5 respostas
Boa noite Dr.
Gostaria de saber .
Tenho a Artrite Reumatoide ,mas de uns messes pra cá ,ando sentindo formigamento ,em uma das mais, pode ser da doença?
Olá Ângela, o ideal é passar por avaliação com reumatologista e caso necessário, encaminhará para um especialista em mão.
Olá,comecei a ter dores na juntas das mãos e cotovelos,dores fortes e muita dificuldade de movimentar ao acordar,as dores pioram em dias mais frios e também quando realizo serviços com movimentos repetitivos e com ferramentas pesadas durante o dia como auxiliar de marcenaria,ao pesquisar acabei chegando na sua reportagem e queria mais informações sobre como ter o diagnóstico com certeza, faço tratamento com médico da dor a 4 anos devido ao acidente de moto q tive e acabei ficando c uma dor crônica no ombro devido ao a descoberta do rompimento do ligamento total do ombro e ter afetado o plexo ter sido descoberto muito tarde e não ter mais como fazer cirurgia, será que meu médico poderia fazer esse diagnóstico e m indicar o tratamento e acompanhamento dessas dores horríveis??
Olá Gisele, tudo bem?
O acompanhamento com médico especialista em dor é bastante adequado no seu caso. Não entendi se as dores são no mesmo braço que você acidentou ou no dois braços. Caso seja nos dois, vale a pena pesquisar o diagnóstico de artrites inflamatórias com um reumatologista.
Tenho muitas dores nas mãos cotovelo e joelhos no frio fica insuportável tenho mal de Adson também autoimune e hipotireoidismo com o frio piora muito