Reparo de nervos periféricos

reparo nervos periféricos
Categorias: ,

Há algum tempo eu compartilhei um conteúdo explicando o que são nervos. Para quem não leu ou não lembra, vou retomar alguns pontos importantes, já que hoje vamos falar sobre reparo de lesões nos nervos periféricos.

De forma resumida, um nervo é um conjunto de axônios (fibras), que são partes de neurônios responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para outras células, causando então a motricidade (movimentos) ou a sensibilidade, ou seja, nossa capacidade de ter sensações, como dor.

Podemos separar os nervos pelos que estão no Sistema Nervoso Central (SNC) ou no Sistema Nervoso Periférico (SNP). 

Dentro da Cirurgia da Mão e da Microcirurgia, trabalho com o reparo de nervos periféricos. Esses nervos  são responsáveis tanto pelas funções motoras quando sensitiva (ou seja, de termos sensações e sensibilidade) das extremidades do corpo, como membros inferiores e superiores. 

Lesões nos nervos periféricos

Infelizmente, as lesões nos nervos periféricos, especificamente nas mãos, são comuns e podem ter causas diversas, como traumas causados por acidentes automobilísticos, esmagamentos, consequência de fraturas e acidentes com instrumentos perfurantes, como facas. Até mesmo choques elétricos podem ser responsáveis por essas lesões.

Para um bom resultado no tratamento, a agilidade no atendimento médico especializado é fundamental. 

Os primeiros sinais que devem ser observados são:

  • Fraqueza nas mãos, dedos e antebraço
  • Sensação de dormência ou queimação
  • Dor 

A avaliação será feita para determinar qual foi a lesão e o grau de comprometimento. Classificamos em três tipos diferentes: Neuropraxia (mais leve), Axonotmese (mais comprometimento) e Neurotmese (lesões mais graves).

É com o diagnóstico exato que iremos definir o tratamento, na maioria das vezes usando técnicas de microcirurgia. 

Dependendo da lesão, o paciente irá demorar mais ou menos tempo na recuperação, mas como estamos falando de um acometimento da parte sensorial e também motora, a reabilitação com acompanhamento de fisioterapeuta e terapeuta da mão são sempre indicados para trabalho de alongamentos, fortalecimento e reeducação sensorial. 

O diagnóstico, rápido atendimento médico e tratamento adequado são muito importantes porque lesões de nervos periféricos acabam impactando diretamente na vida do paciente, que poderá perder algumas funções e capacidades motoras, inclusive sendo prejudicado na vida profissional. 

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários! Para agendamentos de consultas ligue (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.

11 respostas

  1. Estou a bom tempo com o braço ,qdireto com dores e formigamento do nervo do pescoço até a ponta dos dedos, só não dói e formiga eu estando em pé com o braço reto para baixo ou deitada com o braço reto, qualquer movimento lateral dói ou dirigindo tbm isso a mais de meses e horrível doi dia e noite , já fui a três profissionais e nada resolver, ortopedista, reumatologista,e ao especialista da dor,acunputura

    1. Esse tipo de sintoma que a senhora apresenta é bastante sugestivo de uma compressão de nervo ao nível do pescoço ou tórax. Vale a pena passar por avaliação de um cirurgião torácico. Se estiver em Londrina ou região, indicaria Dr Ricardo Baida ou Rafael Fogolin

  2. Bom Dia. Devido a varios tratamentos e uso de muitos medicamentos. Perdi parte da sensibilidades do pé. Os nervos do pé direito está com pouca sensibilidades.

    1. Olá. Muitas vezes por causa de cirurgias ou medicações o nervo pode ser comprometido e dependendo da causa não é possível recuperar, mas é preciso buscar avaliação médica especialista em pé.

    1. Olá!! Não… Nos casos de neurapraxia, o acompanhamento é clínico. Com fisioterapia e se necessário o uso de órteses.

  3. Estou com muitos sintomas,minhas maos adormecem do nada,as coisas caem da minha mão perco o movimento dos dedos,tenho espasmos e dormência até mesmo durante os afazeres mais simples como segurar o telefone,meus dedos e maos ficam muito inchados e de um tempo pra cá acordo com dormência e queimação e as dores são muito fortes,começa no polegar e vai o até o cotovelo no braço esquerdo,e no direito as vezes vai até o pescoço ?dores terriveis

    1. Olá Elaine, você já passou por consulta para avaliar seus sintomas e queixas? Sugiro que busque avaliação por parte de um especialista em mãos. Estou à disposição em Londrina e o agendamento pode ser feito pelo telefone (43) 3361-3807.

  4. Boa tarde! Estou com um tipo de formigamento nos pés. Mais parece uma vibração leve, não dói e não sinto fraqueza. Parece que a vibração fica onde está a parte mais baixa do corpo. Por exemplo, se estou deitada de barriga para cima, a vibração fica nos calcanhares. Se estou de barriga para baixo, fica na ponta e peito dos pés. Se estou de lado, passa para a lateral. O que pode ser?

  5. Sinto leves vibrações nos pés. Às vezes em um, às vezes em outro. Não sinto dor e nem fraqueza. O que pode ser? Tenho 27 anos e não sou diabética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas mídias

Atendimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consecte tur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

Está precisando de ajuda?

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?