Profissões e dores nas mãos: entenda mais - Guilherme Ogawa

Profissões e dores nas mãos: entenda mais

26 de setembro de 2019 by Guilherme Ogawa6
DoresnasMaos_blog-1200x806.png

Dores nas mãos: quem as sente, sabe o quanto isso pode incomodar no dia a dia e nas tarefas do cotidiano.  Quando essa dor atrapalha no trabalho, pode ser ainda pior. 

Por isso hoje vamos conversar sobre algumas profissões que, por conta dos movimentos que seus trabalhadores realizam, podem apresentar maior probabilidade de problemas nas mãos e quais são esses problemas. Confira!

Movimentos repetidos 

Movimentos feitos em grande frequência e intensidade podem trazer problemas para as articulações. Não são necessariamente a causa do problema, mas podem agravar o quadro de dor.

Como hoje é super comum que diversas profissões passem horas e horas digitando, podem surgir dores no punho e também dedos. Por isso indicamos que profissionais administrativos, contadores, advogados e programadores, por exemplo, façam pausas durante o dia para alongar braços, mãos e dedos. 

O uso constante de celulares também é um problema, já que geralmente usamos os mesmos dedos para digitação. Esteja sempre atento ao tempo que passa repetindo esses movimentos, para lembrar das pausas.

Pacientes com artrite reumatóide ou artrose, tendem a apresentar ainda mais dores. Por isso, o cuidado com excessos de movimentos deve ser redobrado.

Síndrome do Túnel do Carpo 

Já comentei em meu blog sobre a Síndrome do Túnel do Carpo e como tratá-la. Profissões como professores e cabeleireiros são comuns entre os pacientes da síndrome.

 Túnel do Carpo é um canal  osteo-fibroso que realmente lembra um túnel estreito. Por ele passam do antebraço para a mão o nervo mediano e os tendões responsáveis pela flexão dos nossos dedos, sendo nove tendões ao todo.

O problema aparece quando surge o pinçamento (ou seja, compressão) do nervo mediano.   

Os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo incluem formigamento nos dedos e na mão e/ou dor nos três primeiros dedos da mão afetada. Em alguns casos esses sintomas podem irradiar também para o antebraço. Também sabemos de pacientes que apresentam formigamento e dores durante o sono.

Tendinite

A tendinite, que é a inflamação dos tendões da mão, pode causar bastante dor e ser um limitante no dia a dia de trabalho de muitos profissionais. O tratamento pode ser simples, com uso de compressas, anti-inflamatório, ou em alguns casos, cirurgia. 

Observe sempre os sinais do seu corpo. Dor frequente não é normal! Por isso, se você trabalha nas seguintes atividades pode estar mais sujeito a algum problema. esteja sempre atento: 

  • Digitação
  • Escrita em grande frequência
  • Movimentos repetitivos, como cabeleireiro ou barbeiro 
  • Carregamento de pesos diários
  • Atletas ou treinadores esportivos.

Busque ajuda médica especializada caso desconfie que algo está fora do normal. Ao fim de um dia de intenso de trabalho, é comum que cansaço e alguns incômodos físicos apareçam, mas a dor é uma forma do nosso corpo alertar que algo não vai bem.

Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários. Para agendamento de consultas, ligue (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


6 comments

  • Sirlei Aparecida Vicente

    29 de setembro de 2019 at 14:48

    Olá boa tarde
    Meu nome é Sirlei tenho artrite reumatóide e ultimamente tenho muita dor nas maos, juntas e pulsos que se estende até o cotovelo, meus dedos incham e não estou conseguindo fazer tarefas comuns só dia a dia pois a dor me atrapalha muito, qual profissional devo procurar para resolver essas dores? Reumatologista ou ortopedista?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      9 de outubro de 2019 at 10:27

      Oi Sirlei, obrigado pelo comentário.
      Para controle da doença, o ideal é procurar um reumatologista. Se o desgaste articular for muito intenso o próprio reumatologista irá orientar você a procurar, no seu caso, um cirurgião da mão. Estou à disposição!

      Reply

  • Bruno Rocha

    25 de dezembro de 2020 at 22:53

    Olá, a cinco semanas comecei a sentir dor nos dois punhos, fui ao ortopedista que pediu uma ultrassonografia que não demonstrou nenhuma inflamação, ele me explicou e disse que mesmo assim seria tendinite. Dei inicio a fisioterapia e diminui drasticamente meu tempo na frente do computador. Hoje ainda estou sentindo muitas dores mesmo em repouso, sinto dores da ponta dos dedos até o cotovelo. Marquei uma consulta com outro médico pra ter uma segunda opinião. Gostaria de saber quais atitudes eu devo tomar já que nem a fisioterapia e nem o anti-inflamatório funcionou ou se eu devo ter mais paciência e só esperar.

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      8 de janeiro de 2021 at 13:49

      Oi Bruno, tudo bem?

      Precisa avaliar as possibilidades e fechar um diagnóstico. Se for realmente uma tendinite indico realizar o fortalecimento e alongamentos propostos pelo fisioterapeuta.

      Reply

  • Rosimar

    8 de fevereiro de 2022 at 14:25

    Apesar das dores nas mãos serem muito forte e na batata da perna e nos braços sinto muita ânsia de vômito isso faz três anos já fiz fisioterapia não obtive melhoras e os remédios tbm não ajuda em nada como pregabalina remédio pra ansiedade tramol não me ajuda em nada tô sofrendo muito muito mesmo não consegui trabalhar não consigo fazer nada como lavar louça roupa varer casa passar pano nada disso minhas juntas dói muito forte minhas mãos sempre adormeci é uma coisa horríveis o que pode ser isso doutor

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      17 de fevereiro de 2022 at 15:12

      Olá Rosimar.

      Não me recordo de nenhuma afecção da mão que curse com ânsia de vômito e os outros sintomas listados por você. Talvez alguém que possa avaliar seu problema mais globalmente vá ajudar mais. Reumatologista ou Neurologista.

      Reply

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?