Imagine poder reconstruir partes tão pequenas do corpo que somente com os olhos não são possíveis de serem vistas, muito menos não em detalhes suficientes para uma cirurgia.
A microcirurgia é uma técnica que possibilita fazermos isso. E, para quem ainda não sabe, além de ortopedista e cirurgião da mão, eu também sou microcirurgião. Ou seja, também posso realizar cirurgias que vão além dos membros superiores.
Na microcirurgia nós trabalhamos com o auxílio de microscópio e também lupas cirúrgicas, que fazem com que milímetros transformem-se em centímetros para nossos olhos. Além disso, somos auxiliados por aparelhos extremamente precisos.
Mas, quando a microcirurgia é uma técnica indicada?
- Em caso de reimplantes de membros, como dedos
- Em casos de reconstruções plásticas
- Recuperação de nervos periféricos
- Sutura de vasos
- Cirurgias auditivas e da visão
O maior benefício da microcirurgia é a precisão médica, pois consigo acessar detalhes que antes não eram possíveis.
Na cirurgia da mão, especificamente, uso a técnica em casos de reimplante de membros e para corrigir lesões como as do plexo braquial, que é uma rede de nervos entre a coluna cervical e o ombro.
Sou um entusiasta da microcirurgia, pois ela é detalhista e com grandes taxas de sucesso. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Ao longo das semanas trarei mais conteúdos contanto sobre casos em que é possível usar a microcirurgia no tratamento.
Sou ortopedista e cirurgião da mão, com atendimento em Londrina. Para consultas, ligue (43) 3361-3807.