Dedo em gatilho: O que você conhece sobre essa doença? - Guilherme Ogawa

Dedo em gatilho: O que você conhece sobre essa doença?

14 de março de 2019 by Guilherme Ogawa2
dedoemgatilho_blog-1200x805.png

O dedo em gatilho, também chamado de Tenosinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos, é uma condição causada pela inflamação no tendão, e estruturas no seu entorno, responsáveis pelo movimento de dobrar os dedos das mãos. Como consequência, o dedo acometido  apresenta níveis variados de dificuldade para flexão, podendo até mesmo ficar rígido em flexão. Com isso, o paciente pode sentir dor ao tentar esticá-lo. Conforme a doença progride, o paciente pode realmente não conseguir “destravar” o dedo.

Os dedos mais comumente  afetados são os polegares, anulares  e dedo médio, podendo haver o comprometimento de mais de um dedo e em ambas as mãos.

A causa do surgimento do dedo em gatilho é uma incompatibilidade entre o volume ou espaço do  túnel osteofibroso e o tendão que ele envolve no dedo afetado. Com isso, há um processo inflamatório, causando dor, travamento do dedo e dificuldade de movimentação.

A doença é mais frequente  em mulheres do que em homens, em pessoas que trabalham com atividades manuais mais intensas  e pacientes com artrite reumatóide.

Os principais sintomas são:

  • Inchaço (edema) no dedo afetado
  • Enrijecimento do dedo
  • Dor na base dos dedos e/ou palma da mão
  • Piora dos sintomas ao acordar, por conta da não movimentação noturna

Para o tratamento, é preciso avaliação médica da causa, intensidade e gravidade dos sintomas. Nos casos menos graves, o repouso ou readequação manual, uso de órteses para manter o dedo estendido e exercícios para evitar o edema são recomendados.

Como funciona o Dedo em Gatilho?

Já em casos em que o tendão está mais comprometido, com travamento constante do dedo, podemos medicar o paciente com anti inflamatório, esteróides (corticóides) ou optar pela intervenção cirúrgica para casos crônicos que não respondem ao tratamento não cirúrgico. Nesse caso, é realizada uma incisão na palma da mão para liberar o tendão em uma estrutura específica chamada polia A1, local onde a imensa maioria do engatilhamento acontece.

Para alguns casos, é possível realizar um procedimento no consultório mesmo, chamada liberação ou tenolise percutânea. Trata-se de uma liberação mecânica da polia acometida como na cirurgia, porém,  com anestesia local e utilização de uma agulha, sem incisões. Após o início do tratamento e/ou cirurgia, o acompanhamento com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional ajudam a melhorar os  resultados.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Marque também quem possa se interessar por esse conteúdo! Para consultas, ligue (43) 3361-3807.

Precisando de ajuda ?
Agende sua consulta

Entre em contato

Guilherme Ogawa

Nasci na cidade de Maringá e aos 15 anos me mudei para Londrina com o intuito de completar o ensino médio e me preparar para a faculdade de medicina. Tive o privilégio de me graduar pela Universidade Estadual de Londrina e concluir a especialização em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen), um dos melhores serviços do país na área, referência nacional em Ortopedia.


2 comments

  • Marjorie Rodrigues de Moraes

    17 de março de 2019 at 11:00

    Fiz cirurgia do túnel do carpo nas duas mãos e meus dedos estão assim ….de manhã realmente eles ficam mais difícil de movimentos será que estou com isso nos tendões da mão?

    Reply

    • Guilherme Ogawa

      18 de março de 2019 at 10:35

      Olá Marjorie. Pode ser que sim. Síndrome do Túnel do carpo pode estar associada a dedo em gatilho. Procure a avaliação de um especialista para a indicação do tratamento adequado.

      Reply

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será postado no comentário. Campos obrigatórios *


logodoutorguilherme-1

Sou médico (CRM/PR 29.657) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizei duas residências médicas: uma destas em Ortopedia e Traumatologia (RQE 24606) e a seguinte em Cirurgia da Mão e Microcirurgia (RQE 24943), ambas realizadas pela Santa Casa de São Paulo.

Contato

Segunda - Sexta 08:00-18:00Sábado - Domingo - Fechado (43) 3361-3807 (43) 98825-7622
Rua Monte Castelo, 765 - Jardim HigienópolisLondrina-PR

Desenvolvido por Upcom Digital - 2018 - Todos Direitos reservados.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?