Doenças hereditárias são aquelas transmitidas de geração em geração de uma família. Dependendo da doença, é mais raro ou mais comum e pode pular gerações.
Na cirurgia da mão temos algumas doenças que parecem ter associação com a hereditariedade, mas não há registro científico ou dados que mostram que de fato se alguém da família tiver outra pessoa também terá.
São exemplos desses casos a Síndrome do Túnel do Carpo e o Dedo em Gatilho, que são doenças que podem ser comuns em membros de uma mesma família, mas também estão relacionadas com outras causas, como a diabetes, por exemplo, que é sim uma doença de fundo genético.
Já as doenças nas mãos que realmente temos descrição na literatura e encontramos relação de hereditariedade são:
Contratura de Dupuytren: Condição em que o paciente tem o enrijecimento do tecido fibroso das palmas das mãos, causando uma flexão involuntária e fixa dos dedos. O primeiro sintoma da doença geralmente é um nódulo na palma da mão, que pode progredir para os dedos flexionados (mais comum atingir o quarto e quinto dedos).
Sabemos que as causas são genéticas, mas pacientes diabéticos, etilistas e tabagistas por exemplo, apresentam maior chance de desenvolver a doença.
O tratamento é cirúrgico, sendo que a técnica mais utilizada é a de fasciectomia parcial, na qual removemos o tecido contraído da mão com o objetivo de restaurar a posição dos dedos.
Sindactilia e polidactilia: A sindactilia é uma condição rara que se caracteriza pela junção de dois dedos, seja nas mãos ou nos pés. O tratamento é indicado pelo pediatra, geralmente após os 6 meses de vida do bebê e o cirurgião da mão será responsável por separar os dedos que estão juntos.
Já a polidactilia ocorre quando durante a formação do feto, são formados dedos a mais, podendo ser tanto nos pés, quanto nas mãos. Para a correção da polidactilia, realizamos cirurgia para remoção do dedo extra.
É importante dizer que mesmo as doenças que comprovadamente são hereditárias não possuem ações de prevenção.
Mas, sabendo que a doença existe no histórico familiar como é o caso da Contratura de Dupuytren, fica mais fácil reconhecer os sinais e buscar ajuda médica especializada.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários para que possamos responder.
Dr. Guilherme Ogawa⠀⠀⠀⠀
Cirurgião da Mão
(43) 3361-3807
(43) 99161-3807