Mastectomia e as consequências nas mãos

Mastectomia
Categorias:

Com o Outubro Rosa finalizando, muito já foi falado sobre a importância do diagnóstico precoce e opções de tratamento para o câncer de mama. 

A mastectomia, que é a retirada total da mama, é uma opção de tratamento bastante usada, principalmente em casos mais avançados da doença, em que é preciso remover todo tecido mamário. 

E você sabia que como consequência a mastectomia pode afetar as mãos? 

Pode ser difícil pensar na relação, então vamos entender como funciona a cirurgia de mastectomia? 

Muitas vezes, como forma de segurança e para prevenir metástases, o cirurgião retira tecidos próximos da mama e com isso é feito o esvaziamento axilar.
O esvaziamento axilar é um procedimento que retira os linfonodos da região da axila, também conhecidos como gânglios linfáticos. Os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que drena os líquidos do corpo e é responsável por auxiliar o sistema circulatório. Para evitar que as células cancerígenas se espalhem pelo corpo a partir da circulação sanguínea é que os linfonodos são retirados. 

Por isso, sem a presença dos linfonodos, existe um acúmulo de líquidos na região, o que causa o chamado edema (inchaço) no braço do lado que foi operado ou dos dois lados, em caso de mastectomia das duas mamas. O edema é um quadro que pode ser controlado, melhorando com exercícios, faixas compressivas e drenagem.

Porém, uma outra possibilidade é o surgimento de um quadro chamado linfedema, que é o acúmulo de linfa, líquido composto de proteínas e  lipídios, responsável pelo transporte de glóbulos brancos. O linfedema pode trazer complicações diretamente nos braços e nas mãos, pois com o maior acúmulo de líquido também aumentam as chances de surgimento de algumas doenças das mãos, como:

  • Tendinite de DeQuervain
  • Síndrome do Túnel do Carpo
  • Dedo em gatilho

 

Tratamento

Para as pacientes que fizeram mastectomia com esvaziamento de linfonodos é possível o tratamento do linfedema usando técnicas de microcirurgia ou super microcirurgia. Na primeira  técnica é realizado o transplante de linfonodos de  outras regiões do corpo para o braço, com o intuito de melhorar o inchaço causado pela retirada dos linfonodos da axila, a super microcirurgia funciona conectando os minúsculos vasos linfáticos diretamente em pequenas veias geralmente com diâmetro menor que 1 milímetro. As duas técnicas visam restabelecer o retorno da linfa para o sistema circulatório, diminuindo o inchaço e evitando complicações. 

 

Aquelas pacientes que passaram por mastectomia com esvaziamento axilar e que apresentam problemas nas mãos como dores e formigamentos, o ideal é buscar avaliação de um Cirurgião da Mão.

 

Dr. Guilherme Ogawa

Cirurgião da Mão e Microcirurgião (RQE 24943)

Atendimentos em Londrina

(43) 3361-3807

(43) 99161-3807⠀

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas mídias

Atendimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consecte tur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

Está precisando de ajuda?

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?