A Cirurgia da Mão é uma subespecialidade dentro da ortopedia ou cirurgia plástica e hoje vou apresentar os principais casos que envolvem meu trabalho e você pode ler mais sobre cada uma delas aqui nas minhas redes ou em meu blog.
Síndrome do Túnel do Carpo
Provavelmente esse seja um dos assuntos mais tratados aqui.
É causada pelo aumento do conteúdo do chamado “Túnel do Carpo” pode ser de tratamento conservador ou necessitar de correção cirúrgica aberta ou por técnica endoscópica.
Cisto Sinovial
O cisto sinovial é um tumor benigno, sendo mais comum no dorso do punho ou na base dos dedos. Ele se forma acima dos tendões ou articulações e só é preciso tratamento em caso de dor ou naqueles casos em que o cisto é muito volumoso causando um desconforto estético.
Os tratamentos mais comuns são a aspiração do líquido sinovial e em outros casos (como quando o cisto reaparece), cirurgia.
DeQuervain
A tenossinovite de DeQuervain é um processo inflamatório dos tendões extensor e abdutor do polegar no nível do punho.
Muito frequente em mulheres acima dos 40 anos, gestantes ou lactantes, os principais sinais são dor na base do polegar, aumento de volume na lateral do punho e em casos avançados, impossibilidade de realizar movimentos com o polegar.
Dupuytren
Nome pouco falado pelos pacientes, mas não é incomum. A contratura de Dupuytren é uma condição em que o paciente tem o enrijecimento do tecido fibroso das palmas das mãos, causando uma flexão involuntária e fixa dos dedos. O primeiro sintoma da doença de Dupuytren geralmente é um nódulo na palma da mão, que pode progredir para os dedos flexionados
Dedo em Gatilho
É uma inflamação no tendão responsável pelo movimento de dobrar os dedos. Os dedos afetados apresentam níveis variáveis de dificuldade em flexionar e estender, podendo até mesmo ficar em posição “travada”. Os primeiros sintomas incluem dor na base do dedo e dificuldade de mobilização pela manhã.
Nos casos menos graves, o repouso ou readequação manual, uso de órteses para manter o dedo estendido são indicados. Casos em que o tendão está mais comprometido, com travamento constante do dedo, podemos optar pela intervenção cirúrgica para casos crônicos que não respondem ao tratamento não cirúrgico.
Você já conhecia essas doenças? Para saber mais sobre elas, não perca os conteúdos semanais e envie suas dúvidas nos comentários.
Sou cirurgião da mão em Londrina e para consultas, ligue (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.