Dores no fim do dia, depois de longos períodos de trabalho são queixas comuns. O uso excessivo dos celulares, digitação, uso de pesos e até posturas inadequadas, geram sobrecarga mecânica, quando esforçamos uma estrutura e são grandes causas para o que chamamos de dores musculares. O termo osteomuscular está bastante associado a esse tipo de dor porém de forma equivocada já que as estruturas ósseas não tem sinalizadores de dor. Podem ocorrer dores articulares, mas isso discutiremos em outra oportunidade.
As dores musculares podem aparecer em todo o corpo e em punhos e mãos são frequentes dado ao uso intenso nas atividades diárias. Essas dores podem se apresentar ainda por conta das tendinites.
Quando falamos nas mãos, um grande vilão é o uso inadequado e prolongado dos smartphones, além de horas seguidas de digitação, sem pausa para alongamentos.
Os movimentos repetidos que fazemos para usar o celular, principalmente pensando que hoje a maioria é via “touch”, o toque na tela, a curto e médio prazo podem resultar em dores depois de muitas horas repetindo os movimentos com os dedos.
O mais comum atualmente é vermos casos de tendinite causados pelo excesso do uso de celulares. Os tendões são estruturas fibrosas, grossas e flexíveis, que lembram uma fita ou corda. Encontrados na parte final dos músculos, são responsáveis pela fixação desses músculos aos ossos. A tendinite é a inflamação dos tendões e pode surgir em diversas partes do corpo.
Mas, outras partes do corpo também são bastante afetadas pelas dores musculares. Podemos observar queixas frequentes de dores:
- Na região lombar
- Cervical
- Escápulas
- Ombros e cotovelos
Essas dores musculares decorrem de uma sobrecarga da musculatura seja ela por esforço não usual ou por manutenção de posturas inadequadas. Uma característica comum às dores é começar com baixa intensidade e vão progredir com o passar do tempo, chegando a quadros bastante intensos e incômodos. Além disso, a dor geralmente não é constante, sendo identificada quando o membro está sendo usado/forçado, com exceção das dores lombares.
Por exemplo, a dor na base do polegar que surge apenas com o movimento de usar o celular.
Buscar ajuda médica especializada para identificar a causa da dor e determinar o melhor tratamento é fundamental para não piorar o quadro. Alongamentos e acompanhamentos com fisioterapia são indicados.