Ao longo das semanas eu venho trazendo conteúdo sobre as principais doenças que tratamos na Cirurgia da Mão.
Talvez você possa ter percebido que em algumas delas eu destaco que a ocorrência é maior entre as mulheres. Então hoje o conteúdo é especial sobre doenças nas mãos que são mais frequentes em mulheres.
Confira!
Síndrome do Túnel do Carpo:
Dormência, formigamentos e dores nas mãos: esses são os sintomas mais comuns da síndrome do túnel do carpo. Essa doença é causada pela compressão do nervo mediano que passa por um canal estreito do punho chamado de Túnel do Carpo.
Mulheres representam cerca de 70% dos casos e não é incomum realizarmos o diagnóstico em grávidas e mulheres amamentando.
Não existe uma explicação científica para a prevalência entre mulheres, mas sabemos que movimentos repetidos, diabetes, obesidade e problemas hormonais são fatores de risco para a doença.
O tratamento pode ser cirúrgico ou com o uso de tala para imobilizar a mão afetada, além de alguns medicamentos.
Dedo em gatilho:
A Tenossinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos, popularmente chamada de dedo em gatilho, afeta principalmente mulheres após os 35 anos ou durante o período de gestação.
O dedo em gatilho é causada pela inflamação no tendão, e estruturas ao seu redor, responsáveis pelo movimento de dobrar os dedos das mãos. Como consequência, o dedo acometido apresenta níveis variados de dificuldade para flexão, podendo até mesmo ficar rígido em flexão. Com isso, a paciente pode sentir dor ao tentar esticá-lo. Conforme a doença progride, a paciente pode realmente não conseguir “destravar” o dedo.
Os principais sintomas são:
- Inchaço (edema) no dedo afetado
- Enrijecimento do dedo
- Dor na base dos dedos e/ou palma da mão
- Piora dos sintomas ao acordar, por conta da não movimentação noturna
Em casos menos graves, o repouso dos movimentos com a mão atingida e o uso de órteses costuma ser suficiente. Já nos casos mais graves, em que a paciente já não consegue “destravar” os dedos, o uso de antiinflamatório, corticóide e a cirurgia passam a ser indicados
DeQuervain:
A tenossinovite de DeQuervain é um processo inflamatório dos tendões extensor e abdutor do polegar no nível do punho.
Muito frequente em mulheres acima dos 40 anos, gestantes ou lactantes. Por isso, sabemos que a condição surge geralmente por uma alteração hormonal, como a menopausa.
As irregularidades hormonais fazem com que a paciente retenha líquido, causando o inchaço na bainha dos tendões e depois, o travamento.
Os principais sintomas incluem:
- Dor na base do polegar
- Possível aumento de volume na lateral do punho, por conta do acúmulo de líquido sinovial
- Maior incômodo ao acordar
- Em casos avançados, impossibilidade de realizar movimentos com o polegar, ou de pegar objetos
Nos casos ainda no início, podemos tentar o tratamento com infiltração em consultório, para diminuir a inflamação. A outra opção é a cirurgia, para realizarmos a abertura da bainha aliviando a pressão sobre o tendão.
Após a cirurgia, indicamos fisioterapia para recuperação da força e mobilidade.
Para mulheres grávidas ou amamentando, o tratamento costuma ser o menos invasivo, possível, pois sabemos que possivelmente a inflamação irá regredir sozinha.
Nem sempre é possível entender o porquê das mulheres serem mais acometidas em algumas doenças, mas podemos observar relação com alterações hormonais. Por isso, o acompanhamento em alguns casos pode – e deve – ser feito em conjunto com outro especialista, como endocrinologista ou o ginecologista e obstetra.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? É só deixar nos comentários. Para agendamento de consultas, o telefone é (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.
2 respostas
Sinto dores no dedo polegar e na mão o que pode ser
Existem diversas causas para dores nos dedos e na mão. É preciso passar por consulta com um médico especialista em mão para que seu caso seja avaliado.