Quando falamos em dor nas mãos e braço, é muito comum as pessoas perguntarem sobre tendinite.
Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, confira o conteúdo que preparei hoje.
Primeiro, vamos começar entendendo o que são os tendões?
Os tendões são estruturas fibrosas, grossas e flexíveis, que lembram uma fita ou corda. Encontrados na parte final dos músculos, são responsáveis pela fixação desses músculos aos ossos. É graças aos tendões que podemos movimentar as mãos, ombros e pernas, por exemplo.
O sufixo (ou seja, o final da palavra) ite, em medicina, é usado para caracterizar uma inflamação. Uma meningite, por exemplo, é a inflamação da meninge. Já a hepatite, é a inflamação do fígado.
Assim, a tendinite é a inflamação dos tendões e pode surgir em diversas partes do corpo. Mas como isso acontece?
A principal causa da tendinite é a realização de movimentos repetidos e/ou intensos. Mas, não é só esse o motivo.
Podemos falar em algumas origens para essa inflamação: a mecânica, a química e também a que é consequência de alguma outra doença.
A mecânica pode ser por conta dos movimentos repetidos e prolongados que geram atrito e inflamação ou algum tipo de barreira que cause esse atrito. Já a causa química pode acontecer por relação com a alimentação ou com substâncias tóxicas.
Os principais fatores de risco para desenvolver uma tendinite, em especial nas mãos, são:
- Doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide;
- Atletas de esportes como tênis, natação, golfe e basquete;
- Falta de alongamento;
- Doenças autoimunes, que são aquelas em que o nosso mecanismo de defesa confunde o próprio corpo com agentes “invasores” e perigosos, podendo assim atacar os tendões.
Existem níveis da inflamação. Alguns casos duram pouco tempo e precisam de pouca intervenção médica. Outros casos tornam-se crônicos e precisam ser acompanhados de perto.
Os sintomas mais comuns são:
- Dor que pode irradiar (ou seja, espalhar) para a musculatura próxima do local afetado;
- Inchaço;
- Perda de força;
- Surgimento de um caroço na região do tendão.
Para o diagnóstico, começamos com exames clínicos que envolvem o toque para identificar os pontos de dor no paciente. Além disso, com alguns movimentos também podemos identificar a tendinite.
Exames de imagem como ultrassom ou ressonância magnética podem ser solicitados.
O tratamento indicado vai variar muito de caso para caso. Com uso de compressas podemos aliviar as dores e analgésicos auxiliam também no processo. Para outros casos, injeções de corticoide e até mesmo cirurgia podem fazer parte do tratamento.
O Dedo em Gatilho, uma condição recorrente na Cirurgia da Mão é um exemplo de acometimento dos tendões nas mãos e dedos. Se você quer relembrar o que é, clique aqui.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Para agendamento de consultas, ligue (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.
2 respostas
Bom dia!! Tenho muitas dores no dedão esquerdo com choques, e no braço direito inteiro principalmente no cotovelo chegando a inchar e fico com movimentos restritos, só com gelo ou algum alongamento que passa um pouco. Como funciona para fazermos uma avaliação !
Bom dia Marines, você pode agendar uma consulta no Instituto do Joelho, o telefone para agendamento é (43) 3361-3807 ou whats app (43) 99161-3807. Fico a disposição.