Pacientes com diabetes sabem que os cuidados com a doença precisam ser levados bastante a sério, porque o impacto do não cuidado pode afetar a vida de muitas maneiras: desde a má circulação sanguínea até uma possível cegueira ou falência dos rins.
Hoje venho falar sobre como a Diabetes Mellitus pode afetar também as mãos do paciente. Entenda!
Neuropatia periférica:
A neuropatia não é uma doença específica, mas uma condição que pode estar presente em algumas patologias. Lembra que há pouco tempo falei sobre nervos?
A neuropatia diabética é aquela em que os danos nos nervos são causados pela diabetes. Já a neuropatia periférica é aquela que atinge as extremidades do corpo. O paciente pode apresentar perda de sensibilidade, formigamentos e também dores.
Síndrome do Túnel do Carpo:
O Túnel do Carpo é um canal osteo-fibroso que lembra um túnel estreito. Por ele passam do antebraço para a mão o nervo mediano e os tendões flexores dos dedos.
A síndrome surge quando existe a compressão do nervo mediano. Observamos uma maior probabilidade da síndrome do túnel do carpo em pacientes diabéticos.
O tratamento pode ser tanto com medicamentos ou em alguns casos, intervenção cirúrgica.
Dupuytren:
A contratura de Dupuytren é uma condição em que o paciente tem o enrijecimento do tecido fibroso das palmas das mãos, causando uma flexão involuntária e fixa dos dedos. O primeiro sintoma da doença de Dupuytren geralmente é um nódulo na palma da mão, que pode progredir para os dedos flexionados (mais comum atingir o quarto e quinto dedos).
O tratamento pode variar de caso para caso.
Dedo em gatilho:
A Tenosinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos, é uma inflamação no tendão responsável pelo movimento de dobrar os dedos. Os dedos afetados apresentam níveis de dificuldade em flexionar e estender, podendo até mesmo ficar em posição “travada”, por isso o nome Dedo em gatilho.
Não conhecemos em todos os casos a relação da diabetes com cada uma das condições que ela pode causar. Porém, o paciente deve estar atento aos principais sinais de que algo não vai bem, como formigamentos e perda de sensibilidade. Alguns dos problemas podem apresentar maiores taxas de sucesso no tratamento ainda no início da doença.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Para agendamento de consultas, ligue (43) 3361-3807.
9 respostas
Bom dia o que fazer meu pai está com muita dor no dedo e muito inchado ele grita de dor
Olá Rosiene, tudo bem?
É preciso passar por avaliação médica para entender o motivo das dores.
Minhas mãos os dedos ficam doendo tanto a dereita como a esquerda mais a noite quando vou dormir
Olá Marcos.
O ideal é buscar a avaliação de um especialista em mão para entender a causa das dores.
Estou com a dupuytren, somente a cirurgia resolve?
Olá João. No Brasil sim. Existe uma medicação que faz quebra das fibras de colágeno, mas não é autorizada pela Anvisa e não é completamente sem efeitos colaterais.
Obrigado.
Olá,tenho diabetes e as pontas dos dedos das maos, principalmente a direita ficam espetando perecendo vários espinhos,principalmente quando estou mechendo com água.
Olá Ivone.
Existe um tipo de acometimento na diabetes que se chama neuropatia diabética que pode alterar a sensibilidade dos dedos. O ideal seria passar por uma avaliação com um cirurgião da mão para poder fazer um diagnóstico mais preciso.