As mãos são membros de extrema importância para diversos movimentos que realizamos no dia a dia. Por essa razão, ao atendermos um caso de acidente na mão, sempre nos preocupamos, além da saúde geral do paciente, em conseguir preservar a funcionalidade do membro.
Os acidentes e traumas que mais atingem as mãos são:
Esmagamento dos dedos: ao fechar a porta do carro, uma janela de casa ou uma gaveta, por exemplo. Nesse tipo de lesão, tem-se uma dor muito grande, que pode ser aliviada pelo uso de gelo no local imediatamente.
Porém, em casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia, como em amputações e cortes profundos.
Traumas esportivos: Vôlei, basquete, lutas e outros esportes que usam as mãos também podem levar a traumas. As lesões nas mãos mais comuns decorrentes de esportes são as contusões e luxações. Entretanto, também podem acontecer fraturas dos ossos das mãos, como falanges e metacarpo.
Quedas: são responsáveis por traumas nas mãos quando a pessoa, ao cair tenta se proteger e apoia o peso do corpo todo na mão. Pode levar à fratura no dedo ou punho além de lesões ligamentares.
Objetos perfurantes: Cena comum no dia a dia de quem cozinha é a de pequenos cortes nos dedos ou na mão, causados por facas ou tesouras.
Nos casos leves, de cortes pequenos, o ideal é que se faça a limpeza da área e a proteção do local ferido. Já ferimentos mais profundos demandam a avaliação por médico especialista. Isso porque, cortes que atingem tendões e nervos, por exemplo, podem precisar de procedimento cirúrgico.
Queimaduras: As queimaduras são acidentes que acontecem com frequência. Podem acontecer em menor ou maior grau e geralmente são acidentes domésticos, envolvendo a cozinha ou ferro de passar como as cicatrizes podem prejudicar a mobilidade dos dedos e mão, uma avaliação do especialista é bem vinda.
Acidentes com amputações: esses traumas são, na grande maioria das vezes, causados por serras, máquinas industriais e, como dito acima, facas. Nesses casos, para viabilizar a reimplantação do membro amputado, é crucial que se procure atendimento o mais rápido possível e que se conserve o membro em boas condições até o momento da cirurgia.
A prevenção é a melhor maneira de evitar que os traumas nas mãos aconteçam. Por isso, procure estar atento ao que está fazendo, principalmente quando estiver lidando com materiais cortantes ou que podem causar esmagamentos.
Você já sofreu algum desses traumas nas mãos? Ficou com alguma dúvida? Me conte nos comentários.
Dr. Guilherme Ogawa⠀⠀⠀⠀
Cirurgião da Mão
CRM/PR 29.657
RQE 24.943