Há algum tempo trouxe um conteúdo sobre as principais causas de fraturas nos dedos das mãos – que acontecem nas falanges ou metacarpo, que é o osso entre as falanges e o punho. Hoje vamos falar sobre opções de tratamento para essas fraturas.
As falanges são os ossos dos dedos divididos em:
- Falanges proximais: localizadas na base do dedo, logo após a palma da mão
- Falanges médias: são as que encontramos entre as falanges proximais e as distais. Não existe no dedo polegar.
- Falanges distais: localizadas nas pontas dos dedos.
As principais causas de fraturas nos dedos das mãos são:
- Prender o dedo em uma porta ou janela⠀
- Cair e apoiar o peso do corpo na mão, o que pode gerar fratura no dedo e também no punho⠀
- Acidentes com facas e serras⠀
- Lesões causadas em esportes com bola, como basquete ou vôlei
Opções de tratamento:
Independente da causa, o responsável por avaliar e determinar a melhor conduta é o cirurgião da mão.
Alguns casos provavelmente irão chegar direto no pronto atendimento, como acidentes com facas ou causadas por queda. Outros, são casos avaliados e atendidos primeiramente no consultório.
Para os casos mais urgentes, o primeiro passo é avaliar o quadro geral do paciente. O acidente causou outras lesões além da fratura na mão? É preciso um atendimento emergencial antes do atendimento pelo especialista em mão?
Já para os casos em consultório, é comum vermos pacientes que ficaram dias ou até períodos mais longos com dores nos dedos acreditando tratar de uma simples pancada ou mau jeito.
Por meio da radiografia iremos confirmar a fratura e quais ossos foram fraturados. A partir daí, podemos entender também a extensão da lesão e determinar o melhor tratamento, podendo ser:
- Reposicionar o osso manualmente
- Imobilizar o dedo com uso de tala ou gesso
- Cirurgia
As cirurgias são mais indicadas para os casos em que a lesão atinge também a articulação, a fratura está exposta ou o osso foi fragmentado em muitos pedaços.
A técnica realizada será escolhida de acordo com a complexidade do caso, podendo ser de reparo do osso fraturado ou até artrodese, que é a cirurgia usada para fundir e estabilizar uma articulação. Após a cirurgia, o paciente será acompanhado por um terapeuta ocupacional.
Dr. Guilherme Ogawa⠀⠀⠀⠀
Cirurgião da Mão (RQE 24943)⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
?(43) 3361-3807⠀⠀⠀⠀
(43) 99161-3807