Lesões em tendões: Tipos e tratamentos

lesões nos tendões
Categorias:

Você pode nem reparar, mas os tendões são fundamentais para a realização de movimentos e de muitas funções em nossas mãos e dedos. Os tendões são formados por tecido conjuntivo denso modelado e ligam as extremidades dos músculos aos ossos, por isso, quando há uma lesão, é comum haver comprometimento de movimentos e também dor. 

A lesão mais famosa nos tendões é a tendinite, que é a inflamação dos tendões e pode surgir em diversas partes do corpo. Mas como isso acontece?

A principal causa da tendinite é a realização de movimentos repetidos e/ou intensos. Mas, não é só esse o motivo. Podemos falar em algumas origens para essa inflamação: a mecânica, a química e também a que é consequência de alguma outra doença. 

A mecânica pode ser  por conta dos movimentos repetidos e prolongados que geram atrito e inflamação ou algum tipo de barreira que cause esse atrito. Já a causa química pode acontecer por relação com a alimentação ou com substâncias tóxicas.

Sabemos que existem alguns fatores que aumentam as chances de surgimento das tendinites. São eles:

  • Doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide;
  • Atletas de esportes como tênis, natação, golfe e basquete;
  • Falta de alongamento;
  • Doenças autoimunes, que são aquelas em que o nosso mecanismo de defesa confunde o próprio corpo com agentes “invasores” e perigosos, podendo assim atacar os tendões.

O tratamento indicado vai variar muito de caso para caso. Com uso de compressas podemos aliviar as dores e analgésicos auxiliam também no processo. Para outros casos, injeções de corticoide e até mesmo cirurgia podem fazer parte do tratamento.

Outro tipo de lesão são os rompimentos de tendões, que podem acontecer em acidentes com cortes nas mãos. Dependendo da profundidade, é preciso buscar ajuda na emergência médica. Não é raro nesses casos de acidentes, que o paciente seja atendido no pronto Socorro e o ferimento apenas saturado na sua parte externa, sem o reparo de outras estruturas lesadas.

Por isso, o ideal é que Um cirurgião da mão seja o responsável por analisar o ferimento e se necessário, realizar a cirurgia de reparo de nervos e tendões, preservando ao máximo os movimentos e funções. 

Tanto para tendinites quanto para rompimentos, geralmente o acompanhamento com fisioterapeuta ou terapeuta da mão são fundamentais.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Para agendamentos de consultas ligue (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas mídias

Atendimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consecte tur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

Está precisando de ajuda?

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?