Diferença entre contusão, luxação e entorse

Categorias: ,

Pancadas, traumas e acidentes são situações que podem causar sintomas bastante parecidos e por isso, muitas vezes o paciente pode acabar confundindo se o que ele tem é uma luxação, contusão ou entorse. 

Então, hoje venho te ajudar a entender a diferença entre os conceitos. Confira!

Luxação:

As luxações não são fraturas nos ossos, como alguns pensam, também não são pequenas lesões como pensam a maioria. Uma luxação é uma lesão da articulação, os ossos literalmente “saem do lugar”, perdem o “encaixe” ou seja a congruência articular. Como consequência, temos lesões nos ligamentos.  Pode parecer que o osso foi quebrado, mas não foi! Esse tipo de lesão é bastante grave e requer tratamento o quanto antes.

O mais comum é identificarmos luxações nos tornozelos, ombros, quadris, joelhos, cotovelos e dedos.

Sintomas: Inchaço, hematomas e dor forte. Em alguns casos é possível ver que o osso está fora do lugar.

Tratamento: O médico ortopedista recoloca manualmente os ossos no lugar, uso de medicação para dor, uso de órtese ou tala para imobilização. 

Entorse:

Talvez você não conheça por esse nome, mas sim por “estiramento”.  Chamamos de entorse quando algum trauma ou movimento brusco causa um alongamento dos ligamentos (tecidos fibrosos) e uma perda momentânea do contato entre os ossos nas articulações. 

O estiramento, por sua vez, é o alongamento dos tendões ou músculo que conectam os ossos e fazem os movimentos dos membros.

Um punho torcido, por exemplo, pode ser um caso de entorse, além de ser comum vermos em joelhos, tornozelo e também no polegar.

Sintomas: Dores, instabilidade do membro afetado e inchaço.

Tratamento: O tratamento é mais simples, com uso de compressas de gelo, elevação do membro, repouso e uso de analgésicos para a dor. 

Contusão:

A contusão é quando você leva uma pancada, por exemplo, tromba com alguém ou sofre algum impacto, sem muita gravidade. 

Apesar de causar dor, não traz grandes danos estruturais, mas atingem os músculos. Não há cortes e nem rompimentos na pele. Pode haver dificuldade de mobilização do membro afetado, de acordo com a extensão da lesão.

Sintomas: Dor, inchaço, calor no local e hematoma.

Tratamento: Compressa de gelo para aliviar a dor e o inchaço.

Os sintomas podem ser parecidos nos três casos, mas a intensidade da dor e as partes atingidas são diferentes. Por isso, o ideal é buscar ajuda médica para diagnóstico e tratamento imediato. Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários. 

Para agendar uma consulta, ligue para (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas mídias

Atendimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consecte tur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

Está precisando de ajuda?

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?