Contraturas nas mãos: entenda mais sobre o assunto

contraturas nas mãos
Categorias:

Espasmos ou contraturas involuntárias em músculos podem acontecer por diversas causas e na maioria das vezes não estão associadas a uma doença ortopédica. 

Mas, quando falamos nessas contraturas ou flexões involuntárias nas mãos, podemos citar duas causas importantes e que precisam de tratamento com um Cirurgião da Mão.

Contratura de Dupuytren:

Neste caso, o paciente tem o enrijecimento do tecido fibroso das palmas das mãos, causando uma flexão involuntária dos dedos.

Mais comum em homens a partir dos 45 anos, sabemos que as causas são genéticas e pacientes diabéticos, etilistas (que fazem uso frequente de álcool) e tabagistas por exemplo, apresentam maior chance de desenvolver a doença.

Ao contrário do que parece, a condição não costuma trazer dor. O primeiro sintoma da doença de Dupuytren geralmente é um nódulo na palma da mão, que pode progredir para os dedos flexionados (mais comum atingir o quarto e quinto dedos). 

O diagnóstico é simples, sendo realizado exame médico em consultório e avaliação para cirurgia ou tratamentos conservadores, como o uso de talas ou liberação percutânea com uso de agulhas.

Mesmo não causando dor, é importante que com o surgimento do nódulo na palma da mão já se busque consulta com um cirurgião da mão para se estabelecer o melhor tratamento possível. 

Dedo em Gatilho:

Diferentemente da condição de Dupuytren, no Dedo em Gatilho o problema não está em uma contratura forçada dos dedos, mas na prática o resultado pode ser parecido. 

A tenossinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos, é uma condição causada pela inflamação no tendão, e estruturas no seu entorno, responsáveis pelo movimento de dobrar os dedos das mãos. Como consequência, o dedo acometido  apresenta níveis variados de dificuldade para flexão, podendo até mesmo ficar rígido em flexão. Com isso, o paciente pode sentir dor ao tentar esticá-lo. 

Os principais sintomas são:

  • Inchaço (edema) no dedo afetado
  • Enrijecimento do dedo
  • Dor na base dos dedos e/ou palma da mão
  • Piora dos sintomas ao acordar, por conta da não movimentação noturna

O tratamento vai ser definido de acordo com o grau de intensidade da doença.

Nos casos menos graves, o repouso e readequação manual, uso de órteses para manter o dedo estendido e exercícios para evitar o edema são recomendados.

Já em casos em que o tendão está mais comprometido, com travamento constante do dedo, podemos medicar o paciente com anti inflamatório, esteróides (corticóides) ou optar pela intervenção cirúrgica para casos crônicos que não respondem ao tratamento não cirúrgico.

De maneira geral, casos de flexões e espasmos involuntários podem ter diversas causas e precisam de investigação médica, pois podem ser o sinal de alguma doença já em progresso.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Marque também quem possa se interessar por esse conteúdo! Para consultas, ligue (43) 3361-3807 ou envie um WhatsApp para (43) 99161-3807.

 

5 respostas

    1. Olá!

      Caso haja uma inflamação local pode haver inchaço sim. Mas não é a apresentação mais comum.

  1. Minha filha sente os dedos dela esticarem involuntariamente, seria o caso do primeiro exemplo? Ela não sente dor. Que especialista procurar pra investigar?

    1. Olá Sônia. É importante que ela passe por uma avaliação com Cirurgião da Mão para diagnóstico correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas mídias

Atendimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consecte tur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

Está precisando de ajuda?

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Como posso ajudar?