A artrose, ou desgaste das articulações, é uma condição conhecida e falada por muita gente. Mas mesmo assim existe bastante dúvida sobre quais são os sintomas que ligam o alerta para a manifestação dessa condição que é degenerativa.
A artrose é o desgaste ou perda da cartilagem que reveste as nossas articulações e auxilia na prevenção do atrito ósseo. Quando surge a artrose, tanto cartilagem como ossos são afetados.
Mãos, dedos, joelhos e quadril são locais onde frequentemente é possível diagnosticar um quadro de artrose.
Os fatores de risco para surgimento da artrose são:
- Obesidade
- Diabetes
- Hereditariedade
- Idade avançada, sendo mais comum em pacientes após os 60 anos
- Lesões nas articulações (fraturas)
- Doenças inflamatórias
E quais são os sintomas que observamos nos pacientes?
- Rigidez, podendo ser mais comum no período da manhã
- Dor para realizar qualquer movimento
- Inchaço
- Dormência
- Surgimento de nódulos
É importante ressaltar que esses são sintomas comuns, porém não existe uma regra e depende muito do local da artrose, podendo haver também dor lombar e em casos mais severos, algumas deformidades.
Para o diagnóstico da artrose solicitamos exames de imagem como raio-x e tomografias. A ressonância magnética nos ajuda a avaliar a qualidade da superfície cartilaginosa.
A artrose é uma doença que pode ser diagnosticada tanto por um reumatologista quanto por um ortopedista. Em alguns casos recomenda-se o acompanhamento de perto por um reumato para descartar outras doenças auto-imunes..
Dúvidas sobre os sintomas de artrose e como eles se manifestam? É só deixar nos comentários! Para agendamento de consultas ligue (43) 3361-3807.
7 respostas
Tenho muitas dores nos quadril e também nas costas quando me movimento
Boa noite, Cleide. É importante passar por avaliação médica para diagnóstico, certo?
Estou à disposição.
O descaste da cartilagem é irreversível?
O desgaste da articulação é um processo irreversível, dependendo do grau de desgaste podem ser tentados alguns tratamentos com medicação protetora da articulação com resultados medianos. Se a lesão for completa, a recuperação do tecido cartilaginoso não é possível. Porém, em grandes articulações, principalmente joelhos, existem técnicas para tentar estimular a recuperação da cartilagem com resultados razoáveis.
Bom dia Dr!
Tenho um diagnostico de doença de Dupuytren. Apareceu em abril/2019 na mão direita.
Existe algum tratamento que não seja cirúrgico?
Tenho 63 anos
Olá Rosangela. Tudo bem?
Existe um tipo de medicamento chamado colagenase que pode ser injetado e “quebra” a retração. Porém, é relativamente recente com resultados controversos e ainda não é liberado pra uso no Brasil. Fisioterapia e alongamentos não alteram a progressão da doença apesar de serem fundamentais no processo pós operatório.
Tenho espondiloartrose sou aposentada por invalidez e o mesmo que artrose tenho dores demais e falta de equilibrio para fazer movimento com o pescoço.