A artroscopia é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo principal possibilitar ao médico visualizar uma articulação, por isso o nome: artro (articulação) + scopia (visualização).
Diferente das técnicas cirúrgicas convencionais, na artroscopia usamos pequenas incisões com cerca de meio centímetro para usar a câmera (artroscópio) que trará as imagens anatômicas e os instrumentos necessários para a cirurgia.
No punho especificamente são feitas geralmente de duas a três incisões: uma por onde irá passar o artroscópio e as outras por onde entrarão os instrumentos cirúrgicos.
A principal vantagem desse tipo de procedimento é a possibilidade de não realizar a abertura completa da cápsula articular do punho, o que mantém os ligamentos íntegros possibilitando uma melhor recuperação. Além disso, por permitir uma visualização direta da superfície articular do rádio e dos ossos do carpo, tem grande valia para a redução mais anatômica possível.
Podemos optar pela artroscopia do punho em várias ocasiões como:
Artrite:
A artrite é uma condição inflamatória que causa dor ao paciente, sendo essas dores comuns em punho e mão. Alguns casos também apresentam deformidades. A artroscopia é utilizada principalmente para a limpeza da articulação, o que leva a melhora da dor do paciente.
Osteoartrite:
Conhecida como artrose, é a degeneração da cartilagem que protege os ossos. Conforme o desgaste aumenta, os ligamentos e articulações são atingidos também. Várias técnicas desde a retirada parcial de áreas doentes até reconstrução dos ligamentos.
Cisto Sinovial:
Cisto Sinovial é um cisto no punho, causado por um nódulo preenchido com líquido sinovial, podendo causar dor ao paciente. Por meio da artroscopia pode-se realizar o tratamento por incisões menores com recuperação precoce.
Lesões ligamentares:
Com o artroscópio é possível identificar e tratar lesões ligamentares, até mesmo as pequenas lesões que poderiam passar despercebidas por outros métodos diagnósticos.
Diagnósticos:
A artroscopia de punho não é utilizada somente para o tratamento, pois pode também ser usada para o diagnóstico de doenças das articulações, por ser uma técnica pouco invasiva e bastante segura.
Outra das vantagens da artroscopia é conseguir reduzir o tempo e as complicações de um pós-operatório comum.
O paciente geralmente fica com o punho imobilizado por tempo determinado pelo cirurgião e nos primeiros dias mantém repouso relativo..
Depois, com avaliação do médico, poderá se iniciar o processo precoce de reabilitação com o uso de órteses e acompanhamento do terapeuta da mão ou fisioterapeuta.
A artroscopia do punho deve ser sempre indicada e realizada por um cirurgião da mão. Se você ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários! Para consultas, ligue (43) 3361-3807.
6 respostas
Eu quero saber se esse procedimento…. É usado pra túnel do carpo ???
Olá.
Existe uma técnica de liberação do túnel do carpo com auxílio de câmera de vídeo, o que possibilita uma cirurgia com incisão menor e com tempo de recuperação mais curto. Seria uma liberação endoscópica do túnel do carpo, que utiliza materiais muito parecidos com os da artroscopia, só não leva esse nome por não se tratar de uma articulação, logo o termo “artro” não se aplica.
Olá!
Qual tempo médio de repouso quando é feita a artroscopia, para tratamento de lesão ligamentar?
Sou secretária e trabalho sentada, sem esforço físico e provavelmente terei que passar por uma artroscopia e gostaria de saber quando normalmente pode-se voltar a trabalhar, tendo em vista que a imobilização é apenas do braço.
Obrigada!
Olá Aline.
A artroscopia não diminui o tempo de imobilização nas lesões ligamentares que é de cerca de 6 semanas. O benefício é que não é necessário abrir a cápsula articular para reconstruir o ligamento lesado, o que gera menos agressão ao paciente e maior estabilidade ao punho.
Se o osso do pulso e da mão se torna 1 só, é possível fazer cirurgia
Olá
Existem 10 ossos que formam o punho, é necessário saber qual o tipo de fusão que aconteceu pra poder determinar o tratamento possível.